Demorou, mas chegou (também, é claro): o Google acaba de entrar no mercado de propaganda em jogos com o lançamento do AdSense para Games (aka Google In-Game Advertising), novo serviço no qual criadores poderão veicular anúncios em formato de vídeo, imagem ou texto dentro das suas produções, faturando de maneiras inovadoras.
Editores de sites poderão, é claro, definir onde desejarão que os anúncios apareçam — seja via frames interstitial, após a mudança de fase ou ao final da partida, por exemplo. O Google promove sua iniciativa a partir da oferta de “anúncios de texto e imagens contextuais e direcionados, veiculados com base em vários sinais demográficos e de conteúdo.”
Diversos provedores de conteúdo e nomes importantes no mundo da propaganda e dos games já participam da rede via acordos com o Google, incluindo a Konami, Playfish, Zynga, Demand Media e a Mochi Media. Dentre os primeiros anunciantes, estão Esurance, Sprint e a Sony Pictures.
Confira abaixo um exemplo — na minha opinião, um tanto intrusivo:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ZPAslXR6xCc[/youtube]De acordo com estimativas da comScore, mais de um quarto dos usuários de internet jogam online — um número que supera 200 milhões de pessoas e cresce a uma taxa de cerca de 17% ao ano.