O melhor pedaço da Maçã.

Reportagem explora criação do Apple Lisa e disputa com o Mac

Mouse do Apple Lisa

Um verdadeiro fracasso de vendas que ficou pouco tempo nas prateleiras, o Apple Lisa hoje é amplamente reconhecido como o computador que apresentou ao mundo o conceito de interface gráfica — embora o Macintosh é quem tenha colhido os louros do conceito dessa tecnologia indispensável em sistemas atuais.

Publicidade

Ambos foram tema de uma reportagem em vídeo do The Verge comandada pela repórter Adi Robertson. Ela teve o prazer único de interagir com os dois computadores e seus respectivos sistemas operacionais em pleno 2023, e contou com depoimentos de Bill Atkinson, um dos designers responsáveis pelas interfaces gráficas das máquinas.

Na matéria, é possível ver que a GUI proporcionou situações inéditas no mundo da computação, como a necessidade de explicar aos usuários o funcionamento de coisas como pastas e a lixeira — conceitos pra lá de banais em praticamente todos os sistemas operacionais para desktop atualmente.

Algumas coisas, segundo Atkinson, foram sendo descobertas e aprimoradas pelas equipes de desenvolvimento por meio de tentativa e erro. Uma série de fotos Polaroid mostram vários estágios de desenvolvimento de coisas simples, como a disposição de pastas e de guias.

YouTube video

Outra coisa que mudou já no desenvolvimento foi o comportamento da barra de menus. De início, ela ficava na parte superior de cada janela — como ainda é no Windows —, mas os desenvolvedores do Lisa perceberam que, dependendo da posição da janela, os títulos ou os itens de cada título podiam ficar ocultos. Para resolver esse problema, eles posicionaram a barra de menus no topo da tela — como é mantido pela Apple até hoje no macOS.

Publicidade

Só que essa decisão fez surgir outro problema: os movimentos do mouse para levar o cursor até a parte superior eram um tanto quanto demorados — o que acabava dificultando o acesso ao menu por parte dos usuários. Isso levou os desenvolvedores a tornar os movimentos do cursor maiores quando o mouse fosse movimentado mais rapidamente — outro comportamento que ainda perdura hoje.

Foram abordadas também algumas diferenças entre o Lisa e o Macintosh, como o fato de o primeiro ter um sistema multitarefas e o segundo, não. Muito provavelmente o maior refinamento do primeiro computador foi um dos fatores que influenciaram em seu preço ser bem mais elevado que o do Macintosh, que também era bem mais rápido.

O resto, claro, é história.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Brechas permitiam acessar localização e histórico no macOS

Próx. Post

Mapas atualizados da Apple têm expansões na Europa e nos EUA

Posts Relacionados