O melhor pedaço da Maçã.

Sketch é um ótimo aplicativo para OS X que está conquistando cada vez mais designers

Ícone do app Sketch 3 para OS X

Se existe um software de uso comum entre designers, ilustradores, fotógrafos e outros profissionais ligados de alguma maneira à área de criação visual, é o Photoshop (da Adobe).

Publicidade

Logo do Photoshop CC

Tão antigo quanto versátil, criado inicialmente para processamento de imagens, ao longo dos anos o software da Adobe foi ganhando novas funcionalidades, indo do tratamento de imagens a modelos em 3D — tudo em apenas um software! Mas a qualidade que lhe permite ser tão versátil é também seu maior defeito.

A adição de mais e mais funcionalidades ao longo dos anos fez com que o Photoshop perdesse o foco, se tornando muito amplo e quase genérico em alguns aspectos. Para profissionais que trabalham com design de interfaces, por exemplo, o Photoshop tem se tornado uma ferramenta pouco efetiva e cheia de recursos pouco relevantes.

Publicidade

Tanto é que, para realizar de forma eficiente operações básicas do dia-a-dia, o melhor caminho é recorrer a plugins de terceiros, uma vez que designers de interfaces nunca foram o público-alvo principal do Photoshop.

Por outro lado, essa é justamente a maior qualidade do Sketch: um software com foco único para designers (gráficos, de interfaces, interação, etc.).

App Sketch 3 para OS X

Ao contrário do software da Adobe, no Sketch não é possível tratar imagens e muito menos produzir modelos em 3D; ele se foca apenas em compreender as necessidades de um profissional dessa área e entregar o que é necessário e efetivo para o seu dia-a-dia.

App Sketch 3 para OS X

Com o lançamento da terceira versão do software, a Bohemian Coding ouviu o feedback de muitos profissionais e implementou algumas novidades realmente muito úteis como símbolos, melhorias na ferramenta de exportação, modos vetoriais, listas de textos, grade de alinhamento, modo apresentação, entre outras coisas.

App Sketch 3 para OS X

Embora já tenha ganhado um Apple Design Awards (em 2012), é sabido que ainda existem muitas melhorias a serem feitas no Sketch. Mas é interessante notar como um software de apenas 15,7MB (contra 719MB do Photoshop) e feito por apenas cinco pessoas tem conseguindo chamar a atenção de grandes profissionais da área.

App Sketch 3 para OS X

Empresas como Apple, Google, Facebook, Twitter, entre outras já adotaram de alguma forma o uso do Sketch. Para quem trabalha ou é estudante de design, vale muito a pena dar uma conferida no Sketch e perceber como ele funciona e se diferencia do Photoshop — no site oficial é possível baixar uma versão para testes [ZIP].

YouTube video

Existem muitas coisas nele que podem (e talvez irão) fazer com que você adote uma nova ferramenta realmente específica para o tipo de trabalho que realiza, a qual entende e escuta suas necessidades, que está em constante evolução e que provavelmente se tornará a ferramenta padrão de mercado na área.


Desculpe, app não encontrado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Desenvolvedor explica por que acha que a tela de 4,7 polegadas do “iPhone 6” terá 750×1334 pixels [atualizado: mockup de screenshot]

Próx. Post

MM na App $tore: Globo, Viena Mapa Offline, Frozen Synapse, LoryStripes, MocaDeco e mais!

Posts Relacionados