O melhor pedaço da Maçã.

Acessibilidade: como receber um retorno de digitação [iPhone, iPad e Mac]

Shutterstock.com
Homem digitando em MacBook Pro

O iPhone/iPad e o Mac oferecem diversos recursos voltados à acessibilidade, ou seja, para aquelas pessoas que possuem alguma dificuldade de visão, mobilidade, audição ou cognição.

Publicidade

A dica de hoje envolve a digitação no teclado do iPhone ou iPad. Por meio do recurso Falar Digitação, a voz escolhida pode ler o que está sendo digitado. Assim, uma pessoa com dificuldades de visão pode ter certeza de que está digitando as palavras corretas.

Confira, a seguir, como ativar essa função.

Ativando o “Falar Digitação” no iPhone/iPad

Abra os Ajustes e vá em Acessibilidade » Conteúdo Falado » Falar Digitação.

Nessa tela, você poderá escolher algumas opções como: “Retorno de Caractere”, que fala toda letra que você digitar; “Falar Texto Automático”, para que o dispositivo fale as correções ortográficas e capitalização de palavras; e ainda escolher se deseja ouvir previsões de texto.

Publicidade

Ao selecionar “Caracteres”, na seção “Retorno de Caractere”, você poderá escolher se deseja usar um atraso de alguns segundos entre a digitação e a fala do que foi escrito.

Para escolher uma voz, volte para a seção “Conteúdo Falado”, toque em “Vozes” e depois selecione o idioma desejado. No português do Brasil, temos três opções: Siri, Felipe e Luciana. Já no português de Portugal, as opções são Catarina, Joana e Joaquim.

Ativando o “Falar Digitação” no Mac

O Mac oferece igualmente uma opção para que as palavras sejam faladas enquanto se está se digitando. Para isso, abra Preferências do Sistema » Acessibilidade e selecione “Conteúdo Falado” na barra lateral.

Logo acima, você poderá escolher uma das três vozes disponíveis no sistema: Luciana e outras duas opções de voz da Siri.

Publicidade

Ative “Falar retorno de digitação” para que a voz do sistema escolhida fale as letras e palavras que você digita. Você verá ainda por lá opções para que sejam falados avisos, seleção e itens sob o cursor.

Publicidade

Ao lado de cada delas, você pode personalizá-las ainda mais de acordo com o seu uso clicando no botão “Opções…”.


Legal ver essa preocupação da Maçã com esses recursos, não é mesmo? 😊

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como fazer com que novos apps apareçam na tela inicial [iPhone]

Próx. Post

Apple adquiriu empresa de detecção de malwares em 2016

Posts Relacionados