O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

De graça, até injeção na testa! XIII

Segundo Douglas Adams, em O Guia do Mochileiro das Galáxias, o mundo acaba numa quinta-feira. Bem que poderia ter sido numa terça, especialmente se fosse um dia como hoje, cheio de seleções pouco inspiradoras e algumas simplesmente ruins.

Publicidade

Como dizem quando acontece um acidente bem feio na estrada, “nada pra ver aqui, pessoal, continuem, sigam em frente!” Caso queira ver uma barroada, continue lendo…

Toda semana encontramos uma faixa de um artista ou banda de que gostamos e a trazemos até você, gratuitamente, como nosso Single of the Week. The 88 é uma banda sediada em Los Angeles que vem causando um pouco de furor no Sul graças ao seu pop enérgico. Dê uma ouvida na forma como a banda adota ares teatrais de veteranos como Queen, Kinks e T.Rex, aí você saberá imediatamente por que deve ficar ligado.

A esta lista de soundalikes, eu adicionaria The Strokes: ambas compartilham todo o ar outlaw-retro-bad-hair, sem entrar em comparações com o talento de monstros do rock como o Queen. The 88 não é um monstro do rock, “Go, Go, Go” (link para a iTunes) não os imortalizará e… Bem, poderia ser pior, mas é só uma música chata com ares de má mixagem e vontade de ser. Ressalvo que, caso rock-retrô seja sua praia, as chances são de que você se apaixone imediatamente. Eu, particularmente, só gostei da arte de capa (meu lado biólogo falou mais alto que o audiófilo). IMHO: 1/5 Retrô por retrô, fico com o rock brasileiro da década de 80, anos-luz à frente.

Nosso Discovery Download põe em foco um gênero diferente toda semana, oferecendo gratuitamente uma faixa que julgamos merecer sua atenção. “My Roots are Showing” é uma faixa da cantora country canadense Crystal Shawanda. A canção é um grande contraste do country bem-comportado que chega às paradas — esta faixa é um balanço nas linhas de Gretchen Wilson com um toque da Cherlie Daniels Band. Canção saída do álbum de estréia de Shawanda, Dawn of a New Day.

“Me ame do jeito que eu sou” é além, muito além da linha que separa o piegas do mau gosto. Contudo, com um título sugestivo (Minhas raízes à mostra? Porque você vale muito.), Shawanda deixa bem claro que ela é o tipo de mulher que, se o cara não andar na linha, manda-lhe um camel clutch com triplo nut-cracker. “My Roots are Showing” (link para a iTunes) é um country leve, bem humorado, mas nem chega aos pés do que vimos na semana passada. A Crystal é competente, mas não tem marca alguma que a individualize ou destaque (se bem que a tatuagem na mão é um pouco piriguete…).  IMHO: 2/5 *bocejo* Próximo?

Toda semana, encontramos uma faixa de um artista ou banda que está na crista do sucesso e a trazemos até você, gratuitamente, como nossa Canción de la Semana. Nos anos 80 e 90, o baterista Charly Alberti auxiliou Soda Stereo a tornar-se uma das maiores bandas argentinas que já houve. Dez anos depois da dissolução de Soda Stereo, Charly voltou (junto com seu irmão Andres e o baixista Ezequiel Dasso) para formar um novo trio, Mole. “Agua Castradora” é uma peça opressiva de riff-rock que não deixa a bola cair ao longo de seus três furiosos minutos.

Pergunta: o que leva uma banda a deixar o vocal duma música tão baixo que ele parece estar saindo de dentro de um túnel excepcionalmente longo? Tudo bem, “Agua Castradora” (link para a iTunes) tem guitarras de se orgulhar em primeiro plano, mas, a meu ver, o vocal é algo importante numa canção. Dizem, nos reviews da iTS, que a letra da música é interessante e que aborda temas controversos, como críticas ao waterboarding. Sem conseguir ouvir uma palavra do que falam, fica difícil opinar. Tirando esta grande falta, Mole não deixa a desejar em termos de solos, arranjos e floreios com guitarras: fãs de rock, estejam avisados! 😉 Antes de finalizar, uma outra pergunta: que nome é esse? Mole? 😛 E sou só eu, ou o carinha no álbum parece com o Christopher Lambert? IMHO: 2/5 O tratamento dos vocais deixou a faixa com ares de mal-acabada, um erro imperdoável numa peça de qualidade.

De estudar música na Universidade de Oxford a iniciar uma dos primeiros atos eletrônicos ao vivo (Beat Foundation) na década de 90 com Andy Cato, do Groove Aramda, até compor uma série de hits underground junto a sua gravadora Playtime, Mike Monday consistentemente destaca-se da multidão. (…) Como Mike diz, “O som em Songs Without Words precisa ser executado ao vivo, sendo que eu tenho vários truques na manga, os quais estou desesperado para tentar diante de uma platéia. Após todos esses anos como DJ, estou louco pela espontaneidade e perigo que um verdadeiro show ao vivo pode oferece. Esqueça essa estória de trazer um laptop — pode esperar algo bem diferente.”

Hmmm… O que esperar de um gato gordo e magenta? Com a vaga esperança de ver algo baseado em Alice no País das Maravilhas (melhor estória infantil EVAH!), aventurei-me ao assistir a “Catnip” (link para a iTunes). Há referências à obra de Lewis Carrol, nas imagens deste clipe musical totalmente feito com animação. Tais marcas estão tanto no gato sorridente que some quanto na viagem psicodélica do Homem Azul aventurando-se num mundo recheado de surpresas e perigos. Contudo, permita-me dizer que (perdão às almas artísticas que se ofenderem) é ruim como uma segunda-feira. A única coisa para a qual este clipe serve é para colocar o LSD LCD de um iPod à prova, pois as cores vivas e visuais ricos sem dúvida são um páreo duro para a melhor das telas. A música (?) é eletrônica. Psicodélico, insano, talvez bom para uma rave: se você curte, aproveite. Nota: no site oficial — que é todo metido a Mac OS X, com Dock e tudo, fonte de onde tirei o excerto acima –, você pode ouvir mais músicas do álbum Songs Without Words e até baixar uma faixa gratuitamente (mas aí precisará registrar-se no site da gravadora…). IMHO: 0/5 Não. Gaste. Sua conexão. 

Trevas. Semana ruim, esta… Espero que haja coisas melhores por vir: dizem que é depois da hora mais escura que vem o nascer do sol. Se for assim, semana que vem teremos coisas boas. That’s all about karma, baby. Até lá! 😉

Caso você ainda não seja cadastrado na iTS americana, recomendo a leitura deste post.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Destaques dos resultados financeiros da Apple para o 4º trimestre fiscal de 2008

Próximo Artigo

Yahoo! anuncia resultados financeiros e demite 10% dos seus empregados

Posts Relacionados