O melhor pedaço da Maçã.

Intel demonstra Moorestown, chipset para gadgets móveis futurísticos

A Intel aproveitou o início do Developer Forum desta semana para demonstrar um exemplo funcional de um aparelho com o Moorestown, que tem previsão de lançamento para 2009-2010. A fabricante de chips ainda não descreveu o projeto por completo, mas afirma que a tecnologia será bem mais eficiente para Mobile Internet Devices (MIDs) e PCs ultraportáteis.

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=pyQ_NWt_sjA[/youtube]

O chipset será construído pelo processo de 45 nanômetros e terá seu design totalmente reformulado. Só para você ter uma idéia, a energia gasta quando ocioso representará cerca de 10% do que a do sistema Atom de hoje, segundo a Intel.

Empresas como a Ericsson e a Option já estão desenvolvendo aparelhos baseados em HSPA/3G pensando no Moorestown. A plataforma em si suportará uma grande gama de tecnologias móveis, incluindo WiMAX, Wi-Fi, GPS, Bluetooth e até mesmo TVs móveis.

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=XcN_9vZ7j20[/youtube]

Os chips serão pequenos o suficiente (aproximadamente 6,5 centímetros quadrados) para caber em MIDs e smartphones, de forma que seu processador principal, chamado Lincroft, incluirá não apenas o processamento em si, mas também vídeo integrado, controlador de memória e um sistema de (de)codificação de vídeo, eliminando a necessidade de um controlador de chip independente. O único chip secundário da arquitetura será o Langwell: controlador de rede, armazenamento e saída de vídeo.

Até agora, as únicas empresas renomadas que se arriscaram no limitado mercado de MIDs foram BenQ, GigaByte e a Lenovo. Todos os produtos já lançados oferecem telas de 4,8 a 7 polegadas e focam-se principalmente na navegação pela internet, emails e reprodução multimídia.

Há algum tempo especula-se que a Apple possa abraçar a plataforma MID da Intel como fundação para um futuro aparelho móvel de internet, referenciado por alguns como “a próxima geração do Newton” — um internet tablet de facto da Maçã. A aquisição da PA Semi, porém, pode ter modificado os planos da companhia.

[Via: AppleInsider.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Grude seu iPod nano na roupa com o iStik

Próx. Post

Boxee traz ainda mais conteúdos para a Apple TV

Posts Relacionados