O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Hotéis se modernizam e já podem ser controlados por iPhones/iPods touch

Quem paga para se hospedar em um hotel de luxo, certamente procura o maior conforto possível. Apesar de alguns estabelecimentos oferecerem excelentes serviços de quarto, normalmente as pessoas estão presas a atendimentos via telefones tradicionais (pelos quais você tem que brigar com uma lista de ramais e/ou aguardar ser transferido pra lá e pra cá, quando a ligação não te deixa na mão) ou, em alguns casos, a sistemas arcaicos via interfaces na TV.

Publicidade

Uma empresa de Hollywood chamada runtriz pretende mudar isso de uma vez por todas: depois de alguns testes realizados em hotéis de Los Angeles, o chamado “Hotel Evolution” foi lançado no Malibu Beach Inn, também na Califórnia (EUA). Todos que possuem iPhones ou iPods touch podem carregar um mini-aplicativo nos aparelhos assim que fazem o check-in e, daí em diante, tudo pode ser feito/requisitado remotamente. Mas calma: se você não tiver nenhum dos dois, eles te emprestam um touch de 16GB (yeah!).

Pela tela do gadget, o hóspede pode solicitar serviços de quarto, configurar um despertador, requisitar sua bagagem, lavagem de roupas ou até locar um automóvel. Além disso, pode solicitar a troca dos utensílios de higiene, checar mensagens enviadas pela administração do hotel, obter informações sobre baladas, atrações e dicas de compras, e eles servem, até mesmo, para você definir o seu aposento como “Não Perturbe”, se quiser dormir até tarde e/ou manter sua privacidade.

Publicidade

A solução da runtriz foi criada a partir de um Web app, evitando que os aparelhos tenham que passar pelo processo de jailbreak ou que o aplicativo tenha que aguardar a aprovação da Apple para chegar à App Store. Além de simplificar a instalação nos aparelhos, possibilita também que o sistema seja atualizado a qualquer momento, já que é online. E mais: incorporar suporte para outras plataformas (BlackBerries, Android etc.) é muito mais fácil — basta adaptar o layout para a interface e o navegador de cada um deles.

Para o hotel, o custo cobrado pela runtriz é de US$10 por quarto. Não sabemos dizer ao certo, mas é bem capaz que o serviço tenha sido adicionado como um extra na hospedagem — isto é, quem vai pra lá não tem que pagar nada a mais pela novidade.

Agora, pense nessa idéia muito mais expandida: em breve, teremos tecnologia o suficiente para incorporar sistemas de detecção e inteligência geográfica em todos os aparelhos portáteis, que poderão se comunicar com ambiente em que o usuário se encontra e oferecer-lhe funções específicas e adaptadas para cada um deles. Não é demais?

Publicidade

Confira uma reportagem sobre o “Hotel Evolution”:

[Dica do Marcelo Pacheco, obrigado!]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

iTip resolve seus problemas matemáticos nos restaurantes

Próximo Artigo

Google anuncia Gmail for mobile 2.0

Posts Relacionados