O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Cobertura do MacMagazine no InterCon 2008

Ocorreu ontem no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, o InterCon 2008, grande evento de inovação digital e desenvolvimento para a web promovido pela iMasters. O MacMagazine compareceu em peso e, por isso mesmo, ontem ficamos sem muitos artigos por aqui — depois de bastante tempo em que conseguimos manter um ritmo super forte de atualizações diárias, sem paradas. Além de mim, estavam lá também o Silvio e a Lari — oportunidade na qual também os conheci pessoalmente.

Publicidade

InterCon 2008

Para a edição deste evento, a iMasters resolveu propor algumas revoluções. A principal delas foi o fato de que dois eventos paralelos ocorreram no auditório principal: a programação tradicional do InterCon, com palestras e painéis de uma hora de duração; e o Fast Forward ’08, uma série de palestras rápidas com profissionais que são referência em inovação no Brasil. A idéia foi muito boa e — acredita-se — lançou um modelo nunca antes realizado no Brasil. Todavia, problemas técnicos atrasaram apresentações e causaram interferências nos discursos dos palestrantes em algumas ocasiões.

InterCon 2008

Do lado de fora do auditório principal, duas oficinas técnicas, mais avançadas, também aconteciam simultaneamente. Os programadores tiveram à disposição palestras avançadas — com completa interação com o palestrante — na Oficina de Programação; já os criativos se reuniram para discutir técnicas de Photoshop e manipulação de imagens na Oficina de Photoshop. Cada um escolhia a programação que preferisse durante todo o dia, é claro.

InterCon 2008

Publicidade

O evento foi apresentado por Fabio Seixas — sócio-criador do Camiseteria — e Luli Radfahrer — professor-doutor da USP —, e reuniu cerca de 850 profissionais de internet. Só para terem uma idéia, as inscrições esgotaram-se mais de um mês antes do evento. As oficinas técnicas foram comandadas por Fábio Lody e Paulino Michelazzo.

Logo antes do almoço, o grupo de humor Deznecessários ainda realizou um compacto (porém, muito legal) espetáculo para os participantes do InterCon 2008, com altos e baixos (talvez exageraram um pouco na baixaria), mas um somatório que acabou proporcionando um momento de quebra bem bacana para todos.

Publicidade

InterCon 2008

Ironia gold: apesar de oferecerem conexão Wi-Fi para todos os participantes do evento, a coisa simplesmente não funcionou. Durante todo o dia, consegui navegar um pouco aqui e ali, mas ela caía constantemente e estava absurdamente lenta. Não mensuraram bem a demanda da coisa e, de fato, mais uma revolução ocorreu: um evento sobre internet totalmente offline. Sorte dos que estavam com seus modenzinhos 3G por lá.

Publicidade

Sem sombra de dúvidas, posso afirmar que o conjunto de palestras do FF ’08 foi o que fez o evento valer bastante a pena. O time foi formado pelo Ariel Alexandre, criador e diretor de tecnologia do Videolog; Cris Dias, criador da Vilago; Daniel Heise, sócio-criador da Direct Talk e diversas outras iniciativas; Frederick van Amstel, fundador do Instituto Faber-Ludens de Design de Interação; Marco Gomes, criador do boo-box; e o Manoel Lemos, criador do BlogBlogs.

Pra finalizar o evento, o grupo Fat5 — formado pelo Mentor Muniz Neto, vice-presidente de criação da Bullet; Jean Boëchat, diretor de criação da JWT; Ricardo Cavallini, consultor; Ken Fujioka, diretor de planejamento da JWT; e Patrice Lamiral, diretor de planejamento da RMG Connect — foi ao palco, imensamente prejudicado pelos atrasos do resto do dia.

InterCon 2008

A apresentação foi corrida, algumas partes tiveram que ser puladas e, com cerca de 40 minutos de palestra (estavam programados 90), eles quase que foram tirados a força de lá de cima pela organização do evento, que tinha que liberar o teatro — provavelmente, para uma peça noturna. Não deixaram nem mesmo eles passarem um vídeo final de despedida, pegou mal.

Confira a vinheta dos caras, especialmente criada pela Colméia:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ylYz0RFoq14[/youtube]

Agradeço em especial ao Tiago Baeta pelo convite cedido para minha participação e o parabenizo — junto com o resto da equipe de organização iMasters — pelo excelente evento, mesmo com os contratempos supracitados. Que venha a edição de 2009 e promova ainda mais revoluções do que a edição deste ano! Espero poder estar lá novamente.

Confira o resto das fotos do InterCon 2008 no meu Flickr.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Baseband do iPhone 3G está perto de ser totalmente crackeada; desbloqueio via software está próximo

Próximo Artigo

Taí uma forma da Microsoft gastar melhor US$300 milhões em publicidade

Posts Relacionados