O melhor pedaço da Maçã.

Bye, bye, Positivo?

É, meus caros, a vida se torna cada vez mais difícil nesses tempos de crise. Segundo o Portal EXAME, a Positivo Informática — maior fabricante de PCs e afins do Brasil — poderá, em breve, ver seu comando migrar para uma corporação estrangeira. Entre os potenciais interessados estariam a Dell e a HP, com a Acer e a Lenovo também no páreo.

Publicidade

A aquisição da empresa paranaense deixaria o novo controlador da Positivo — seja ele qual for — numa situação privilegiada na acirrada disputa pelo primeiro lugar como maior vendedor de PCs do mundo, além de incrementar fortemente sua participação em nosso mercado interno, haja vista que o Brasil desponta como um dos principais mercados consumidores de desktops, notebooks e afins.

Os rumores da suposta venda se fortalecem quando percebemos a existência de dois fatores simultâneos: o valor de mercado da Positivo despencou mais de 80% na bolsa de valores — como conseqüência da recente crise mundial de crédito — e a empresa contratou, supostamente, a assessoria do Banco UBS, especialista em fusões e aquisições.

No caso da Positivo, a desvalorização foi drástica: quando abriu seu capital na bolsa de valores, no final de 2006, suas ações valiam R$23,50. Chegaram a dobrar de valor em 2007. Hoje, a empresa vale cerca de R$500 milhões, uma pechincha quase irresistível para os compradores em potencial. No entanto, bastou vazar o rumor desta possível venda para que o valor de suas ações disparasse novamente, atingindo um patamar de 28% de valorização.

Publicidade

Obviamente que, ao ser procurada pela reportagem, a Positivo negou tudo: “De acordo com informações da Gerência de Imprensa da Positivo Informática, a informação de que a Positivo Informática será vendida para um concorrente internacional não procede.”

E eu fiquei me lembrando dos velhos tempos, quando a Positivo era apenas uma escola que utilizava umas apostilas bacaninhas. Old times.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Tabela com 100 atalhos de teclado para criar símbolos no Mac OS X

Próx. Post

Vote “No” on Prop 8: Apple, não chama o jurídico!

Posts Relacionados