O melhor pedaço da Maçã.

Apple garante patente para o Dashboard no Mac OS X; expansor visual no iPad também é registrado

O Patently Apple comentou hoje 2 patentes interessantes (num grupo de 12) garantidas pela Apple: uma trata do Dashboard, ambiente que encerra miniaplicativos no Mac OS X, e a outra diz respeito a um expansor visual para iOS, a ser usado no iPad ou em outros gadgets.

Publicidade

Este último invento, datado de 2004, diferencia o expansor visual de uma mera “lupa” alegando que esta “não permitiria manipular ou selecionar elementos dentro da área ampliada”, usando como exemplo o efeito de magnificação do Dock no Mac OS X, que é restrito a uma determinada zona do sistema sem estender-se a aplicativos.

Os detalhes do expansor visual são bastante intrigantes: aparentemente, ele já estaria em uso no iOS, ainda que restrito à função de selecionar textos. A patente em si demonstra várias outras possibilidades, como ampliar áreas inteiras da interface (quase como ocorre quando você pressiona a barra de espaço com o cursor sobre uma janela no Exposé) e usar diferentes níveis de pressão para facilitar o acesso a hyperlinks. O visual descrito na patente simula uma elevação suave na tela, algo um pouco diferente da lente de aumento flutuante que temos atualmente, mas seguindo as mesmas linhas gerais de funcionamento.

Apesar da semelhança, o Patently Apple acredita que o expansor visual ainda não chegou de nenhuma forma ao iOS. Eu discordo: acho que algumas aplicações dele já estão entre nós. E você, o que acha?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google apresenta nova versão da sua busca por imagens

Próx. Post

FlashTime é como o FaceTime, só que é para Androids e ainda não foi lançado [atualizado]

Posts Relacionados