O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Criador do ZiPhone descobre bug que trava o iPhone via um código malicioso de áudio

Piergiorgio Zambrini, conhecido mundialmente pelo software de jailbreak ZiPhone, encontrou uma forma de travar o iPhone (e outros sistemas de computadores, segundo ele) através do uso de códigos maliciosos em arquivos de áudio. Ele demonstrou a façanha com exclusividade para a Forbes:

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=9Dm0m5XZkt8[/youtube]

O bug encontrado está na porção de áudio do formato de vídeo da Apple. Sabendo da sua existência, alguém pode incorporá-lo num arquivo de vídeo que provoca o travamento sempre que o iPhone tentar executá-lo. Encontrado na biblioteca compartilhada de códigos utilizada por muitos dos sistemas operacionais da Apple e algumas variantes de Linux, o bug não causa estragos permanentes, mas leva o aparelho a um estado de pânico imediato, seguido de um reboot bastante demorado.

Uma vez que a brecha trava o aparelho todo e não apenas o aplicativo que executa o arquivo, experts em segurança consideram-na uma vulnerabilidade de kernel.

Apesar de afirmar que trabalhar para a Apple não é seu objetivo, Zambrini já se disponibilizou para o time de segurança da Apple — isto é, há um sentido em tanto trabalho como os que ele tem realizado. Todavia, não é divulgando publicamente uma falha como esta que ele abrirá positivamente os olhos dos chefões de Cupertino. Da próxima vez, quem sabe seja melhor alertá-los, aguardar a brecha ser fechada e somente depois divulgar a sua descoberta para o mundo.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Mozilla adiciona modo de navegação privada em um build de testes do Firefox 3.1

Próximo Artigo

Amazon lança iniciativa para a promoção de embalagens econômicas e fáceis de abrir

Posts Relacionados