O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Agora foi a minha vez de brincar com um dos novos MacBooks Pro de 15 polegadas

Até que foi antes do que eu esperava. Estava no meio dos afazeres diários nesta última terça-feira, quando pula no meu iChat um grito de comemoração seguido de um “Adivinha o que estou fazendo?”, do meu amigo e xará Rafael Borges.

Publicidade

Novo MacBook Pro de 15"

Logo pensei coisa errada e me perguntei o porquê dele estar compartilhando comigo um momento tão íntimo; bom, eu quase acertei — íntimo, era. Ele estava começando a abrir a caixa de um dos novos MacBooks Pro Aluminum de 15 polegadas. Prontamente, é claro, exigi que parasse tudo e esperasse eu ir até a casa dele — fica a 10 minutos de onde estou. Em oito, cheguei lá.

Novo MacBook Pro de 15"

Publicidade

Baque número 1: a Apple realmente diminuiu a caixa do bichano! Eu diria que, da forma como está agora, não há muito mais o que inventar, considerando também os espaços para manuais, adesivinhos, cabos e adaptador de força etc. A parte superior não é mais protegida por aqueles isopores cheios de buracos, e sim por uma camada de borracha.

O modelo adquirido — ele comprou no MercadoLivre e eu não sei qual foi o vendedor, antes que perguntem — foi o topo-de-linha, tal como é vendido na Apple Store Online: processador Intel Core 2 Duo de 2,53GHz, 4GB de RAM, 320GB de disco e as placas NVIDIA GeForce 9400M + 9600M GT com 512MB de VRAM.

Publicidade

Novo MacBook Pro de 15"

Avaliando o pacote como um todo, continuo indignado com a retirada dos Apple Remotes, o que não é novidade desta geração. Além disso, a Apple poderia comprometer um pouquinho que fosse a sua margem de lucro e incluir pelo menos um adaptador de vídeo nos novos MBPs, que trazem uma saída longe de estar padronizada no mercado — a nova Mini DisplayPort. Ah, a caixinha de força é um pouco menor do que a minha (modelo de 17 polegadas, lançado em outubro de 2006) — bacana.

Novo MacBook Pro de 15"

Publicidade

Como todo produto Apple, tenho que dizer: ele é mais bonito pessoalmente do que em fotos. Muitos não gostaram do novo visual adotado pela Maçã — misto de MacBook Air com iMac —, mas não é o meu caso. Não é à toa que, mesmo já querendo trocar de máquina, esperarei os de 17″ também ganharem o novo design pra me desfazer do atual.

Aliás, como todos já sabem muito bem, as mudanças na carcaça das máquinas não se restringem ao visual exterior. A construção unibody é, de fato, fantástica. Olhando de perto e analisando cada pixel do novo MBP, você percebe o quanto a case tornou-se mais robusta, firme, duradoura. Até os buraquinhos dos alto-falantes são demais! Basta segurar a máquina nos braços para ter certeza de que ela aguentará o tranco que for — mas também, não precisa jogá-la pelas escadas da sua casa.

A tela glossy assusta um pouco no começo, mas como já foi dito e redito, com brilho adequado e trabalhando frontalmente com a máquina, o reflexo não será problema para ninguém — a menos que você esteja num lugar com múltiplas fontes de luz e/ou uma baita janela logo atrás de você. O fato é que o acabamento glossy e a borda preta certamente deixaram tudo muito mais vivo e contrastante do que antes.

Abrir a parte inferior — que dá acesso ao disco rígido e à bateria — é tão simples quanto mostram os vídeos da Apple. O acesso à RAM é um pouquinho mais complicado, mas não é nenhum bicho de sete cabeças e, tal como nos MBPs da “minha” geração, qualquer um com um mínimo de habilidade com uma chave Philips consegue realizar o processo sem muito esforço.

Novo MacBook Pro de 15"

A sensibilidade do novo trackpad Multi-Touch de vidro é diferente dos anteriores, mas nada absurdo. Difícil é afirmar que aquilo ali é vidro. Porém, o tamanho dele e a ausência do botão inferior certamente fazem uma grande diferença. É super confortável utilizá-lo, ainda que eu prefira um mouse convencional, sem fio — hoje, eu tenho um MX Revolution, da Logitech. Os novos gestos com três e quatro dedos implementados ao Mac OS X também são ótimas e bem-vindas adições.

Novo MacBook Pro de 15"

Confira um vídeo com o primeiro boot da maquininha:

[quicktime width=”530″ height=”414″]http://macmagazine.com.br/wp-content/files/2008-11-06-macbookpro.mov[/quicktime]

Bom, é isso que tenho a trazer para vocês da meia-horinha em que brinquei com o MBP do Rafael. Parabenizo-o demais pela compra — aliás, é o primeiro Mac dele! Uhuuu! —, desejo-lhe muita sorte e que lhe renda bons frutos. Agora, é esperar o meu ser lançado, pra também entrar na brincadeira.

Veja mais fotos (em alta resolução) no meu Flickr.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Apple veicula mais um comercial do iPhone 3G; desta vez, destaca o aplicativo Loopt

Próximo Artigo

Vídeo mostra o BlackBerry Storm em ação

Posts Relacionados