O melhor pedaço da Maçã.

Acabou: em seu 18º aniversário, Microsoft dá adeus ao Windows 3.x

No começo deste mês, a Microsoft finalmente descontinuou um dos seus mais antigos sistemas operacionais, o Windows for Workgroups 3.11 — provavelmente, um dos maiores responsáveis pela alavancada mundial da gigante de Redmond. A notícia já havia sido dada a fabricantes de eletrônicos em julho deste ano, provavelmente para dar-lhes tempo de conceber a idéia de migrar para o Vista.

Publicidade

Acredite se quiser, o Windows 3.x (sua primeira versão foi lançada em 22 de maio de 1990) sobreviveu mais do que o seu sucessor, o Windows 95, que já foi tirado do mercado há um bom tempo. Hoje em dia, este só é encontrado em eBays da vida, inclusive em cópias ditas “novas, originais e lacradas”, por cerca de R$60.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=bZNcaWOYDdI[/youtube]

Apesar de ter finalizado o suporte ao SO em 2001, uma série de empresas permaneceu utilizando-o e considerando-o uma plataforma bastante útil, principalmente em sistemas de caixas de supermercados, controle de estoque e afins. Duas companhias aéreas — a Virgin e a Qantas — ainda usam o Windows 3.x em sistemas de entretenimento de vôos muito longos, acredite se quiser.

O nostálgico Windows for Workgroups 3.11 necessitava, na sua época, de processadores 8086/8088 ou superiores com pelo menos 10MHz, 640KB de RAM, 7MB de espaço em disco e suporte às placas gráficas CGA, EGA e VGA.

[Via: The Register.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Procurando uma TV para o seu iPod nano?

Próx. Post

Google lança atualização automática do Android e fecha brecha de jailbreak

Posts Relacionados