O melhor pedaço da Maçã.
Ascannio / Shutterstock.com
Logo da Apple

Epic, Spotify e outras elogiam decisão do DoJ de processar a Apple

Conforme noticiamos mais cedo, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (Department of Justice, ou DoJ) iniciou um novo processo antitruste contra a Apple. Agora, o movimento recebeu apoio da Coalizão pela Justiça nos Apps (Coalition for App Fairness, ou CAF).

Publicidade

A coalizão, formada por empresas como Epic Games, Spotify, entre outras, apoia o processo visando combater o suposto controle monopolista da Maçã sobre o mercado de apps móveis — segundo eles, prejudicial.

Além de declarar apoio ao processo do DoJ contra a empresa, o diretor executivo da CAF, Rick VanMeter, criticou a empresa por práticas que elevam preços, aumentam taxas, pioram a experiência do usuário e limitam a concorrência.

Membros da CAF, incluindo a Epic e o Spotify, enfrentam legalmente a Apple. A Epic, por exemplo, tentou burlar a taxa de 30% da App Store inserindo pagamentos diretos no jogo Fortnite, levando à sua remoção da loja e ao imenso e famoso imbróglio judicial.

Publicidade

Não custa lembrar que, apesar de as ações legais terem criado oportunidades para desenvolvedores oferecerem métodos de pagamento alternativos, ainda não foi estabelecido judicialmente que a Apple constitui um monopólio.

Com o cumprimento da Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA) na União Europeia, por parte da Maçã, o Spotify tem criticado as medidas da companhia, chamando-as de “inadequadas e egoístas”.

O CEO do Spotify, Daniel Ek, se mostrou cético quanto à sinceridade e à eficácia das decisões tomadas pela Apple, apontando a capacidade da empresa de contornar regulamentações em todo o mundo ao longo do tempo.

Publicidade

Procurada, a Apple acusou a CAF e seus membros de serem “oportunistas”, buscando prejudicar a empresa para vantagem própria. Ela também argumenta que a ação ameaça seus valores essenciais e pode limitar sua inovação.

Em uma nota enviada à imprensa, a Maçã afirmou que o processo movido pelo Departamento de Justiça dos EUA distorce os fatos e erra na interpretação da lei. Por fim, a empresa prometeu uma defesa enérgica contra as acusações.

via TechCrunch

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Spotify lança miniplayer no desktop para usuários Premium

Próx. Post

Falha em Macs com Apple Silicon deixa chaves de criptografia vulneráveis

Posts Relacionados