O melhor pedaço da Maçã.

MacMagazine no Yahoo! Open Hack Day Brasil 2008

Durante o último final de semana, estive no Open Hack Day Brasil 2008, realizado pelo Yahoo! em parceria com o Senac São Paulo. O objetivo do evento foi manter desenvolvedores e estudantes entretidos por dois dias sem intervalos, incentivando a criação de aplicações web baseadas nas plataformas abertas desenvolvidas por uma das maiores empresas de internet do mundo.

Publicidade

Esta foi a sua primeira edição na América Latina — já foi realizado nos Estados Unidos, em Londres, Taiwan e Bangalore –, na qual participaram 150 pessoas, entre desenvolvedores e estudantes de tecnologia. Entretanto, durante o período de inscrição, foram recebidos pela organização mais de 500 pedidos de participantes interessados.

O local escolhido foi o Centro Universitário do Senac – Campus Santo Amaro, na capital paulista. O evento foi muito bem organizado, e o espaço reservado para os participantes era bastante agradável, com música ambiente, jogos e área para descanso. Aqueles que não tinham notebooks contavam com computadores cedidos pela organização, mas era possível ver várias pessoas com Macs.

O Open Hack Day também marcou a apresentação da estratégia mundial de abertura (Yahoo! Open Strategy ou simplesmente Y!OS) do Yahoo! no Brasil, da qual pude participar. O objetivo dela é preparar e abrir as plataformas e tecnologias que estão por trás dos seus serviços para que desenvolvedores sejam capazes de criar hacks que ampliem as suas capacidades e recursos, ou que estimulem a criação de serviços totalmente independentes.

Para esse pessoal ligado ao desenvolvimento na internet, isso permite o surgimento de criações capazes de ampliar serviços existentes ou se tornarem aplicações totalmente novas, com maior estrutura e opções de distribuição. Para os usuários, a principal vantagem é usá-las para tornar a sua experiência na internet ainda melhor, resolvendo ou adicionando valor para suas diversas necessidades no dia-a-dia.

Publicidade

Basicamente, o evento foi divido em duas partes: no sábado (8) houve as Tech Talks — palestras abertas, semelhantes a salas de aula, que permitiam não só que os palestrantes transmitissem o conhecimento sobre as tecnologias abordadas, mas também que a audiência fizesse perguntas aos participantes e criar um ambiente para solucionar possíveis dúvidas.

Cada palestra correspondia a uma categoria da Y!OS:

  • BOSS: plataforma aberta de web services baseada na indexação do Yahoo! Search. Com ela, é possível construir produtos de busca a partir do seu índice de resultados na internet. O Yahoo! Fight é um exemplo de criação do Open Hack Day Brasil que usa essa plataforma em um site com funcionalidades semelhantes ao Google Fight, comparando o total de resultados de busca de dois termos diferentes.

  • SearchMonkey: plataforma aberta do Yahoo! Search, que permite o uso de dados estruturados (ou microformatos) para dar aos seus resultados de busca a estrutura que você quiser. Por exemplo, se você faz uma busca por “Revolução Industrial”, uma extensão baseada no SearchMonkey pode trazer uma ligação especial para um artigo da Wikipédia ou para fotos do Flickr.
  • Yahoo! Blueprint Mobile: permite a criação de widgets para celulares, capazes de abrir acesso para “pedaços” simples de informação (ex: condições de tempo, bolsa, conversão de unidades etc.) sem a necessidade de toda a estrutura de um aplicativo rodando localmente.
  • Open: permite a criação de projetos inovadores usando recursos de todas as plataformas do Yahoo! para a internet. Boa parte dos projetos do evento foi baseada nessa categoria.

Ainda no sábado, às 15 horas, teve início o Open Hack Day propriamente dito, onde os desenvolvedores foram para seus computadores e começaram a trabalhar nos seus projetos ligados às tecnologias web e APIs dos serviços do Yahoo! pelas 24 horas posteriores, sem intervalos ou pausas.

Apenas parava para descansar quem queria! Mas, além de descanso, eles podiam curtir a música ambiente e se divertir em uma série de jogos diferentes, inclusive em um Wii.

No final dessas 24 horas, todos os projetos foram inscritos nas respectivas categorias da Y!OS e enviados para a organização, a fim de serem apresentados. Muitos fizeram seus projetos sozinhos, enquanto outros formaram equipes. No final das apresentações, os melhores de cada categoria foram escolhidos e premiados.

Em breve, atualizaremos este artigo com a lista dos vencedores. Valeu, Yahoo!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Alto-falantes i24R3 da EOps são super bonitos e podem ser controlados por gestos

Próx. Post

Mybefia.com promete ranking da iPhone App Store semelhante ao Alexa

Posts Relacionados