O melhor pedaço da Maçã.

Patente da Apple descreve técnica para evitar vincos em telas dobráveis

Conceito de iPad dobrável

Um dos maiores problemas em dispositivos com telas dobráveis atualmente é a possibilidade de aparecerem marcas ou ranhuras no local onde ocorre a dobra — muitas pessoas argumentam, inclusive, que esse é um dos motivos pelos quais a Apple ainda não lançou um dispositivo do gênero.

Publicidade

Enquanto os rumores recentes indicam que esse dia está cada vez mais próximo de chegar, a Maçã segue com suas pesquisas na busca por uma tecnologia de construção de telas que evite vincos — uma delas, inclusive, foi detalhada em um pedido de patente registrado recentemente pela empresa.

Como observou o Patently Apple, a patente poderá ser aplicada tanto em dispositivos menores (como um iPhone e um iPad) quanto em telas maiores (como a de um MacBook). Basicamente, a ideia da Apple é criar quimicamente um vidro texturizado no local onde ocorrerá a dobra para evitar a formação do vinco.

Isso seria possível graças a uma ranhura, que deixaria o vidro que cobre o display mais fino, para que o local possa ser preenchido também com uma espécie de polímero — um plástico líquido flexível que ajudaria o display a “moldar” melhor a superfície da tela, a tornando completamente plana e sem marcas.

A superfície interna da ranhura seria bastante irregular (até mesmo áspera), o que resultaria em menos reflexos de luz e ajudaria o vidro a aderir melhor ao polímero — que seria enrijecido (ou curado, em linguagem científica) por meio de técnicas como a aplicação de luz ultravioleta, aquecimento ou catalisadores.

O pedido de patente [PDF] foi divulgado ontem pelo Escritório de Patentes e Marcas Registrada dos Estados Unidos, sob o número 20240079442.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Jing’an: empresa anuncia a sua 8ª loja em Xangai [atualizado]

Próx. Post

Google Chrome ganhará opção para transformar sites em apps no desktop

Posts Relacionados