O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Gmail ganha chats de voz e vídeo

O Google lançou hoje recursos de chat de voz e vídeo no Gmail, necessitando apenas de um pequeno plugin no navegador e, para videoconferências, é claro, uma webcam — embutida ou externa. O uso é todo dentro do próprio browser, com a mesma conta do Google já existente.

Publicidade

Para começar, o usuário deve abrir uma janela de bate-papo do Gmail, clicando no menu “Opções” e escolhendo “Adicionar bate-papo de voz/vídeo”. Em seguida, será preciso instalar o plugin (apenas uma vez, é claro — o download pesa apenas 2MB). Ao abrir o Gmail novamente, o menu “Opções” na janela de chat terá mudado para “Vídeos & mais” que, quando clicado, oferece a opção “Iniciar bate-papo por vídeo”, para ver e ouvir amigos/colegas com alta qualidade de imagem. É possível, ainda, criar uma nova janela para o vídeo e mudar o tamanho e a posição, ou ainda optar por um modo de tela cheia.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=JFGJRfoK9xQ[/youtube]

O Gmail é o primeiro serviço de webmail a incluir chat por vídeo, que foi desenvolvido com diversos padrões da web, como XMPP, RTP e o codec H.264/SVC. A ferramenta está sendo implementada nos próximos dias, tanto para usuários de Macs (Mac OS X 10.4 ou superior) quanto de PCs (Windows XP ou superior), e é compatível com todos os navegadores que suportam a última versão do Gmail — Google Chrome, Firefox 2.0 (ou superior), Internet Explorer 7.0 e Safari 3.0.

Usuários do Google Apps também terão esse recurso sem nenhum custo extra e poderão conversar por vídeo tanto com outros usuários do Gmail, como do Apps.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Apple veicula mais um vídeo exclusivo da campanha "Get a Mac" na web

Próximo Artigo

De graça, até injeção na testa! XVI

Posts Relacionados