O melhor pedaço da Maçã.

W3C e Apple entram em conflito por conta de patentes sobre políticas de pedido de acesso em widgets

Logo do W3C

Logo do W3CApesar de ser uma em meio às centenas de empresas de tecnologia que integram o World Wide Web Consortium (W3C), recentemente a Apple entrou na mira dessa organização por causa de inventos que se chocam com políticas de pedido de acesso em widgets (Widget Access Request Policy); o consórcio abriu uma busca pública por arte prévia referente às patentes em questão, como forma de invalidá-las.

Publicidade

O problema reside em uma das condições para que determinado recurso seja adotado pelo W3C como padrão: ser completamente livre de restrições ou licenças de uso. Para tanto, uma empresa com patentes sobre tal recurso precisa abrir mão de todos os direitos sobre ele, algo que a Apple não estaria disposta a fazer neste caso, segundo o FOSS Patents.

O motivo por trás do posicionamento da Maçã é ignorado, mas certamente tem a ver com a imensa quantidade de litígios de propriedade intelectual nos quais ela está envolvida no momento: toda e qualquer munição pode ser vital para estas batalhas. Caso o W3C não consiga a invalidação dessas patentes da Apple, ele terá que abandonar a especificação de políticas de pedido de acesso em widgets.

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Joy of Tech: “Alguns rumores de iPhones não merecem respeito”

Próx. Post

Finja surpresa: estado atual de chipsets 4G/LTE torna sua adoção no próximo iPhone improvável

Posts Relacionados