O melhor pedaço da Maçã.

Apple implementa mais uma novidade nos novos MacBooks Aluminum: HDCP

Nem sempre “novidades” são coisas boas: o Ars Technica descobriu que a Apple implementou nos novos MacBooks (+Pro) — mais especificamente em seus conectores Mini DisplayPort — a tecnologia HDCP (High-Bandwidth Digital Content Protection), ou seria DPCP (DisplayPort Content Protection)? A idéia, basicamente, é proteger conteúdos da iTunes Store.

Publicidade

O que isso significa na prática? Nos vídeos que já estão protegidos — a maioria não está —, usuários são impedidos de reproduzi-los em televisores e/ou monitores que não suportem HDCP. Ainda que muitos prefiram usar seus iPods e iPhones para tal, a barreira afetará bastante os que conectam seus laptops a TVs sem portas HDMI ou DVI — e até mesmo os donos de Apple TVs com aparelhos de televisão antigos, apenas com portas VGA ou componente/composite.

HDCP é, basicamente, um padrão digital que diz ao sistema operacional onde ele pode reproduzir conteúdos multimídia diversos.

Não sei, não, mas eu continuo achando isso tudo muito controverso. Ora, justo quem se dispõe e prefere pagar por algo legal e correto tem que ser prejudicando por tantas restrições? É inegável: DRM não é o que liga e, quem continuar insistindo nisso, morrerá na praia. Ou, caso contrário, baías de piratas continuarão aparecendo do nada aqui e ali, atendendo aos desejos e necessidades sufocadas de usuários do mundo todo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Loja “I’m a PC” está aberta; só nos EUA, é claro

Próx. Post

Astraware lança mais um jogo super bacaninha para iPhones/iPods touch: My Little Tank

Posts Relacionados