O melhor pedaço da Maçã.

Roadrunner lidera o ranking TOP500 dos supercomputadores

O Roadrunner — supercomputador produzido pela IBM e hospedado no Laboratório Nacional de Los Alamos, no Novo México — lidera o ranking TOP500 dos supercomputadores mais rápidos do mundo, ultrapassando por pouco a capacidade de processamento do Jaguar, da Cray, o seu concorrente direto.

Publicidade

Tanto o sistema da IBM quanto o da Cray quebraram a barreira do petaflop — segundo os cálculos da TOP500 —, chegando a 1,45 petaflops, ou seja, mais de um quatrilhão de cálculos matemáticos por segundo para o Roadrunner e 1,38 petaflops para o Jaguar, o segundo colocado.

O Roadrunner é um sistema híbrido que roda 12.960 processadores PowerXCell 8i da IBM e 6.948 processadores dual-core AMD Opteron. Os chips Opteron trabalham com as funções básicas do computador, enquanto o Cell cuida das atividades mais avançadas. Veja uma breve descrição de seu funcionamento:

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=rnCZl6NNUBc[/youtube]

E aqui vai um vídeo interessante, sobre a montagem do Jaguar:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=zx677CceBAc[/youtube]

Tanto o Roadrunner quanto o Jaguar seriam, certamente, o sonho impossível de consumo de qualquer nerd que se preze — eu, que um dia sonhei com estações de trabalho da Silicon Graphics, também adoraria ter um desses no meu quarto, admito — no entanto, tudo indica que a experiência da supercomputação pessoal está cada vez mais próxima da realidade. A NVIDIA, fabricante de processadores gráficos e outros equipamentos, anunciou um novo computador de baixo custo e que pode ser ligado em cluster.  Para reforçar essa idéia, ela inclusive o batizou de Tesla Personal Supercomputer.

Publicidade

Segundo a empresa, esses computadores poderão ter até 250 vezes o poder de processamento de um PC comum, atingindo a estonteante velocidade de até 4 teraflops (4 trilhões de operações por segundo) e poderão ser utilizados em simulações complexas e no procedimento de cálculos matemáticos robustos. O preço do brinquedinho girará em torno de US$10 mil. Aonde esse mundo vai parar?

[Via: CNET News.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ingleses não conseguem usar o novo Google Mobile App

Próx. Post

União Européia lança hoje agregador cultural na internet

Posts Relacionados