O melhor pedaço da Maçã.

Mozilla lança primeira versão alpha do Firefox 3.6

Ontem à noite, a Mozilla liberou a primeira versão alpha do Firefox 3.6, conhecido pelo codinome Namoroka. A empresa alerta que se trata de um lançamento oferecido para testes por parte de desenvolvedores web e, principalmente, por interessados em relatar bugs e aprimorá-lo. Entretanto, para minha surpresa, já é possível encontrar melhorias significativas em relação à própria versão 3.5.

Publicidade

Namoroka 3.6 Alpha 1

Não é nada definitivo, mas é possível notar que a interface trabalha de forma mais eficiente, com respostas rápidas para cliques em links, botões de ferramentas e até para abrir uma nova aba. Além disso, o tempo de inicialização caiu significativamente em relação à versão mais estável do aplicativo, disponível para download há algum tempo.

Temos ainda algumas novidades visuais. O recurso que permitia selecionar abas de forma visual por meio do atalho Ctrl + Tab (de forma semelhante ao Command + Tab para aplicativos) está de volta, mas deve ser ativado manualmente na página oculta about:config. Use o campo de busca na parte superior para filtrar a opção browser.ctrlTab.previews e dê dois cliques para mudá-la de false para true.

Namoroka 3.6 Alpha 1

A partir daí, o atalho Ctrl + Tab ganha dois comportamentos: se você pressioná-lo rapidamente, ele te leva de volta para última aba visitada (apenas nesta versão). Se você segurá-lo, o menu acima aparece, e você pode alternar entre abas visualmente passando o cursor do mouse em cima de qualquer uma delas de forma rápida. Caso tenha acompanhado a evolução desse recurso nos primeiros betas da versão 3.1, notará uma enorme melhoria em termos de resposta do aplicativo, assim como em toda a sua interface.

Publicidade

Selecionando a opção Show All, você pode conferir todas as páginas abertas com um campo de busca, o que é útil para quando você estiver com muitas abas em um monitor pequeno — note que os dois recursos funcionam por janela e não condensam tudo que está aberto em múltiplas janelas:

Namoroka 3.6 Alpha 1

Para Windows, o Firefox 3.6 Alpha 1 traz ainda um modo de visualização em tela cheia, acessível pela tecla F11. Um botão também pode ser selecionado no painel de personalização da barra de ferramentas para habilitar isso, conforme mostra o Mozilla Links.

Publicidade

Quem desenvolve sites também contará com algumas novidades. A Mozilla está implantando algumas funções em CSS que estão processo de padronização, como gradientes — algo que já existe no WebKit e no Safari há um bom tempo. O interpretador de JavaScript também ganhou melhorias e torna o navegador 30% mais rápido no SunSpider Benchmark.

Mais informações para desenvolvedores podem ser conferidas no site da Mozilla, junto dos links para download do Firefox 3.6 Alpha 1. Note que ele não é 100% seguro para uso final e extensões não funcionarão no aplicativo por enquanto (bem como alguns plugins); então, se for usá-lo, faça por sua conta e risco.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple experimenta transmitir show ao vivo para iPhones [atualizado]

Próx. Post

NVIDIA continua tomando prejuízos devido a chips defeituosos

Posts Relacionados