O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Apple envia carta para Bluwiki acabar com o projeto Ipodhash

A Apple enviou um email oficial “cease and desist” para o site Bluwiki (responsável por criar páginas públicas com a tecnologia wiki), endereçada a seu fundador, Sam Odio, pedindo a remoção de todos os posts de usuários envolvidos na criação de um iTunes paralelo, open source, capaz de sincronizar as informações de iPod ou iPhones mais recentes. Um dos três projetos é chamado Ipodhash.

Publicidade

A Maçã acusa o pessoal do Bluwiki de violarem a DMCA (Digital Millenium Copyright Act), que proíbe a criação de códigos ou a disseminação de informações que possam ser usadas como alternativa para tecnologias protegidas por copyright — no caso, o iTunes. Eles sustentam que três páginas da web — fora o iPodhash —, que já retiraram do ar as informações, citavam códigos e informações que infringiam as leis da DMCA.

Já Fred von Lohman, do Bluwiki, expôs que, na sua visão, nada do que está nas páginas públicas aparece como “uma tecnologia, produto, serviço, componente ou qualquer outra parte” como é descrito nas leis da DMCA, e que são simplesmente textos com alguns códigos ilustrativos.

Publicidade

Além disso, Lohmann rebate, a Apple está usando o DMCA para sufocar a liberdade de expressão: “A Apple está dizendo que aqui as pessoas não podem nem discutir os mecanismos que ela usa para bloquear as músicas no programa iTunes. Ninguém nem sequer comenta o propósito disso, que é forçar os usuários do iPod a usarem softwares da Apple — isso é uma prática anti-competitiva.”

Sam Odio explica que, como o iTunes não roda no Linux, esse projeto é importante para a sua comunidade. Assim como tantos outros que acontecem nas páginas do Bluwiki, que chega a um milhão de pageviews por mês e é mantido por doações, segundo Odio.

Ele espera colocar o projeto Ipodhash de volta ao ar em breve. “É triste fazer isso”, ele diz, “mas, honestamente, eu não tenho recursos para brigar legalmente com a Apple.”

[Via: MacNN.]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Plex Media Center ganha nova versão, integra-se ao Aperture e brilha frente ao Front Row

Próximo Artigo

Smashing Magazine lança mais um kit em PSD dos elementos de interface do iPhone

Posts Relacionados