O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Brasileiro publica vídeo do iPhone Linux (com OpeniBoot) rodando em um iPod touch

Há dois dias, falamos no MacMagazine sobre o OpeniBoot, um bootloader que permite a instalação de um sistema operacional Linux (baseado no kernel 2.6) em iPhones e iPods touch. Um dia depois de ser feita a sua primeira demonstração, um brasileiro — leitor nosso, inclusive — fez o teste da ferramenta e gravou um vídeo demonstrando as suas principais funções, confira:

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=13m9yqJj2zE[/youtube]

O processo de instalação é complicado e, por isso, não é recomendado para fracos de espírito ou pessoas que não tenham conhecimento de Linux em modo texto, ou seja, não possui importância para muitos, mas com certeza chama atenção de curiosos. 😉

Ele conta que teve de fazer downgrade e jailbreak para o firmware 2.1 antes de prosseguir com a instalação propriamente dita do OpeniBoot e do iPhone Linux. Segundo as instruções de instalação, é preciso um ToolChain pré-compilado em um computador rodando Ubuntu.

Em seguida, foi feito o upload de uma imagem do bootloader para o iPod touch, seguida do backup da memória NOR do aparelho no estado anterior à instalação. Por fim, ele chegou ao OpeniBoot rodando com sucesso no seu aparelho.

Por meio do ambiente X11, ele ainda foi capaz de rodar o OpeniBoot Client direto no Mac OS X:

[Valeu, pH!]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

SavySoda lança suíte de produtividade móvel para iPhones/iPods touch

Próximo Artigo

Momento Nostalgia: Steve Jobs apresenta a primeira Apple Retail Store

Posts Relacionados