O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

iPhone 3G evitou que o mercado mundial de smartphones tivesse forte queda no último trimestre

Graças à disponibilidade do iPhone 3G em um número muito maior de países do que antes, a Apple conquistou 16,6% do mercado mundial de smartphones apenas no último trimestre. Além de a popularidade do aparelho ter aumentado bastante — só é inferior à dos modelos da Nokia –, ele é visto como o único fator que salvou a indústria de um forte declínio em 2008.

Publicidade

Durante o último trimestre, as vendas de grandes fabricantes (Research In Motion, Nokia e outras com aparelhos baseados no Windows Mobile) tiveram quedas significativas, mas o lançamento do iPhone 3G em julho e a sua disponibilidade em um número maior de países fizeram a sua demanda aumentar bastante. Segundo o analista Charlie Wolf, da Needham, o celular da Apple “é a única razão que fez o mercado de smartphones se manter estável no segundo semestre”.

Nos Estados Unidos, a Apple ainda manteve-se atrás da RIM em vendas, com 30% do total arrecadado entre julho e setembro, enquanto a procura por dispositivos baseados em Symbian, Windows Mobile e Palm OS caiu ainda mais.

Publicidade

Segundo Wolf, isso está acontecendo devido à preferência pelo modelo de negócios adotado pelas duas primeiras, onde ambas constroem os seus aparelhos com total integração de hardware e software. Um reflexo disso é o estado atual do mercado norte-americano de smartphones, que destacam BlackBerry e iPhone como os maiores, apesar de o celular da Apple ser o único que teve forte adoção de usuários entre julho e setembro.

No terceiro trimestre, a Apple ativou cerca de 4,9 milhões de iPhones em todo o mundo, sem contar as atualizações de contrato feitas por clientes que trocaram seus aparelhos da geração anterior pelos modelos 3G. Por outro lado, estima-se que a RIM conseguiu apenas 2,6 milhões de novos usuários no período, o que indica que a Apple está, aos poucos, crescendo em direção ao topo do mercado de smartphones apenas com um único aparelho vendido no mundo.

[Via: AppleInsider.]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

IBM quer informações de executivos da Apple no caso Papermaster

Próximo Artigo

Quatro protótipos (radicais!) de futuros produtos da Apple

Posts Relacionados