O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Windows Live Search permite que usuários busquem imagens similares às encontradas

Quando li o título desta notícia no blog oficial do Live Search, logo lembrei do TinEye. E, de fato, ambos oferecem funcionalidade bastante semelhante: a partir de hoje, o sistema de buscas da Microsoft permite que usuários procurem por imagens semelhantes dentre as já encontradas.

Publicidade

A diferença é que no TinEye você especifica a imagem de origem (pode até enviar uma do seu computador) e ele então faz uma busca com base naquilo. Além disso, seu algoritmo procura imagens realmente idênticas (ou bastante semelhantes), enquanto o da gigante de Redmond apenas adiciona dados pictográficos para melhorar os resultados da busca.

Com isso, o sistema de buscas de imagens do Live Search passa a utilizar as próprias imagens para aprimorar as requisições, além de simples palavras-chave. Para explorar a novidade, passe o mouse em cima das miniaturas da busca e clique no link “show similar images” (“mostrar imagens parecidas”).

Na prática, um bom exemplo para uso do recurso é o seguinte: você faz uma pesquisa por “flor” e aí obtém resultados dos mais variados. Quando encontra uma semelhante à que está procurando — uma rosa vermelha, por exemplo —, pede para ele achar imagens similares. Isso é ótimo porque, ao invés de digitar “flor rosa vermelha”, no campo de busca, você pode contar com apenas um metadado de texto — “flor” — e achar figuras semelhantes via os dados em pixels em si das imagens.

Veja a primeira screenshot deste artigo e agora confira os resultados dela filtrados pela foto que selecionei de Steve Jobs (que medo do 4º da primeira fila!). Você entenderá o que estou querendo dizer:

Uma dica final: se não estiver vendo o recurso, troque o país (no canto superior direito da tela) para “United States”. Aparentemente, a novidade ainda não foi liberada mundialmente.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Steve Jobs: "Computadores são como bicicletas para as nossas mentes."

Próximo Artigo

IBM quer informações de executivos da Apple no caso Papermaster

Posts Relacionados