O melhor pedaço da Maçã.

iPhones 15 Pro usam chips LPDDR5 DRAM da Micron, revela teardown

Um desmonte do iPhone 15 Pro conduzido pelo site TechInsights revelou que os novos flagships da Apple contam com chips LPDDR5 DRAM fabricados pela Micron, os quais apresentam um tamanho menor e uma melhor performance quando comparados aos de modelos anteriores.

Publicidade

Assim como os SoCs1Systems on a chip, ou sistemas em um chip. que empurram os smartphones da Maçã, chips de memória também costumam ficar menores com o tempo, graças ao desenvolvimento de designs mais densos. Essa evolução permite ocupar menos espaço nas placas lógicas dos dispositivos, abrindo caminho para outros chips ou para peças maiores, como baterias.

Ao mesmo tempo, fabricantes também podem aproveitar um design mais denso para projetar chips com tamanhos parecidos, porém significativamente mais capazes. Foi isso que aconteceu com o A17 Pro, por exemplo, que tem uma litografia de 3 nanômetros contra os 4nm do A16 Bionic, do ano passado.

Além de serem os primeiros modelos da Maçã a contarem com 8GB de memória, os iPhones 15 Pro/15 Pro Max também são um dos primeiros dispositivos no mercado a usarem a tecnologia D1β LPDDR5 DRAM, que pode alcançar larguras de banda de até 51,2GB/s e também é conhecida pelo codinome Y52P.

Publicidade

Os chips são fabricados ainda com a ajuda de um método chamado Extreme Ultraviolet Lithography (EUVL), capaz de reduzir o tamanho dos nodes para números abaixo dos 15nm. Nomes como Samsung e SK Hynix também empregam essa técnica na produção dos seus próprios chips de memória.

Fabricar chips usando essa técnica, contudo, diminui consideravelmente o ritmo da produção, o que fez com que a Micron otimizasse sua produção para atender a linha iPhone 15 Pro, que tem sido marcada por uma demanda maior. A D1β LPDDR5 DRAM começou a ser testada no fim do ano passado e apresenta um design 35% mais denso e uma eficiência energética 15% melhor comparada ao node anterior.

Bacana, não?


Comprar iPhones 15 Pro e 15 Pro Max de Apple Preço à vista: a partir de R$8.369,10
Preço parcelado: a partir de R$9.299,00 em até 12x
Cores: titânio natural, titânio azul, titânio branco e titânio preto
Capacidades: 128GB, 256GB, 512GB ou 1TB

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

via Wccftech

Notas de rodapé

  • 1
    Systems on a chip, ou sistemas em um chip.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ UPDF Editor para usuários Apple: edite e sincronize PDFs entre plataformas

Próx. Post

macOS Sonoma 14 é liberado com nova tela bloqueada, widgets na Mesa (Desktop) e mais

Posts Relacionados