O site francês de tecnologia ElectronLibre afirmou ontem que a Apple dará um passo muito importante e oferecerá (a partir de hoje) todo o catálogo da iTunes Store livre de DRM (DRM-free). Eles não apontam uma fonte específica para a informação, mas acreditam que a Maçã teve muita dificuldade em negociar esse acordo com a Sony, a Universal e a Warner.
Como sempre, as gravadoras tentaram elevar o valor que recebem em cada faixa vendida — assim como a EMI conseguiu, no lançamento do iTunes Plus. Elas também querem que a Apple mude o relatório mensal de vendas para um modelo com estatísticas diárias que incluam o desempenho das vendas — algo semelhante ao que ela liberou para os desenvolvedores da App Store.
Recentemente, essas mesmas gravadoras passaram a vendar faixas sem nenhum tipo de proteção em sites como a Amazon MP3 para “aumentar” a concorrência com a iTS e, desde então, a Apple tenta conseguir o mesmo acordo para a sua loja online. Embora já saibamos que a Apple está em negociação com tais gravadoras, alguns acreditam que não veremos um anúncio como este antes do final do ano.
Acompanhando esse passo de mais músicas sem proteção, o ElectronLibre também acredita que a Apple lançará uma campanha promocional intitulada “12 Days of iTunes”, que permitirá a compradores da França, Alemanha e Reino Unido baixar uma quantidade ilimitada de conteúdo antes do Natal. Acredita-se que músicas dos cantores Lily Allen e James Blunt estarão entre as opções. Normalmente, a Apple oferece conteúdo gratuito, mas geralmente de cantores novatos e “menos” importantes — basta conferir qualquer um dos nossos “Injeções na Testa”.
Embora o ElectronLibre tenha acertado quanto ao lançamento de programas de TV na iTunes Store da França, é bom considerar tudo isto como um grande rumor. Mais tarde saberemos se é verdade ou não… 😉