O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Sonico lança versão 2.0 e atinge 6,4 milhões de usuários no Brasil; confira entrevista exclusiva com Tomás O’ Farell, co-fundador do serviço

O Sonico, site de relacionamento voltado para os povos de língua portuguesa e espanhola, apresentou hoje sua versão 2.0 e anunciou que atingiu a marca de 6,4 milhões de usuários no Brasil. Do final de setembro para cá (quando eram 5 milhões), o crescimento foi de 28%. Em toda a América Latina, ele já conta com quase 30 milhões de membros.

Publicidade

Em sua nova fase, o Sonico traz uma série de novidades e funcionalidades, como uma área especial para bandas, cartões virtuais, perfil duplo (pessoal e profissional), jogos, uma interface para atualizar o estado do usuário através do celular (m.sonico.com), bem como transferir fotos para o perfil através do telefone e a possibilidade de desenvolvedores criarem diversos aplicativos para disponibilizar aos usuários da rede (OpenSocial).

Confira as novidades do Sonico 2.0:

Publicidade
  • Bandas: esta nova seção é focada em bandas e artistas independentes. É um ótimo local para estar em contato com os fãs, pois possibilita a criação de um perfil para as bandas e o download de fotos, eventos e de todas as músicas para que o conteúdo seja compartilhado com os usuários do Sonico. Nesta área, o usuário acompanha o dia-a-dia de suas bandas preferidas, tem acesso às bandas favoritas dos seus amigos, conhece as bandas mais populares da rede, busca as bandas em diversos gêneros e fica sabendo dos próximos shows, festas e lançamentos de CDs.
  • Perfil duplo (pessoal e profissional): agora, os usuários do Sonico podem ter dois tipos de perfil: o pessoal e o profissional. No perfil pessoal, os amigos têm acesso a fotos, vídeos, eventos, comunidades, entre outros aplicativos, enquanto o perfil profissional exibe o currículo e as informações de contato. Cada um deles tem uma URL própria para que os usuários possam enviar o contato de preferência para os outros integrantes da rede.
  • Aplicativos (OpenSocial): com essa novíssima ferramenta, o Sonico abre as portas para que terceiros desenvolvam aplicativos — desde entretenimento a ferramentas de uso profissional — e compartilhem com os usuários. Novas aplicações devem ser apresentadas em breve, destinadas aos perfis profissionais e pessoais, separadamente.

Tive a oportunidade de conversar há agora há pouco com o Tomás O’ Farell, co-fundador e diretor de marketing do serviço, e ele me esclareceu algumas dúvidas sobre o serviço.

Equipe do Sonico
Equipe do Sonico

O que diferencia o Sonico de concorrentes como Orkut e Facebook são seus recursos especiais que garantem a privacidade e a segurança do usuário. A pessoa escolhe o que quer compartilhar com quem quiser; todos os perfis são fechados para “não-amigos”, e ele exige o nome e sobrenome de cada um durante o registro. A idéia do serviço não é fazer a pessoa adicionar centenas e mais centenas de contatos dos quais pouco conhece, e sim concentrar-se nos amigos de verdade.

Para garantir a integridade da sua comunidade, o Sonico possui equipes dedicadas ao monitoramento de todo o serviço, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Todos os seus esforços estão direcionados para impedir a publicação e troca de conteúdos ilegais/criminosos, principalmente os relacionados com pirataria e pedofilia (e spam em geral, evidentemente). Isso tudo contribui para diferenciar o Sonico dos seus concorrentes, de forma que ele possa promover uma experiência única e agradável para seus usuários.

Publicidade

O Tomás me explicou que o Sonico não pensa nos seus concorrentes — que agora incluem também o MySpace e o LinkedIn, com a abertura da seção para bandas e a possibilidade de se criar perfis profissionais, respectivamente —, e sim no que é melhor para os usuários. Além disso, o foco na América Latina é total, com funcionalidades e conteúdos não meramente adaptados/traduzidos ao mercado local.

A plataforma OpenSocial garante, ainda, que aplicativos desenvolvidos para o Orkut, por exemplo, sejam fácil e rapidamente portados para o Sonico. Todavia, a demora para lançarem tal funcionalidade lhes permitiu aprender com os erros dos concorrentes: no Sonico, haverá um nível de controle de qualidade altíssimo para os apps desenvolvidos, de forma que só será aceito o que for realmente útil para a comunidade. Além disso, visando impedir a canibalização de uns pelos outros, a equipe do serviço estará atenta para impedir a publicação de dezenas de aplicativos com uma mesma proposta. Eles querem estabelecer uma massa crítica para cada um dos recursos ofertados por lá.

Puxando a sardinha pro nosso lado, questionei o Tomás sobre um possível software oficial do Sonico para iPhones/iPods touch, ou, pelo menos, um Web app otimizado para a plataforma móvel da Apple. Ele imediatamente reconheceu a importância e o crescimento do uso de dispositivos portáteis para o acesso a redes sociais e afirmou que a entrada deles na App Store já está garantida nos planos futuros (uôba!).

Publicidade

Aproveitando o lançamento desta nova versão, ele também prometeu finalizar a tradução de todo o serviço para o português do Brasil o mais rápido possível, que antes confundia-se bastante com o português de Portugal. Quem visitá-lo hoje perceberá rapidamente algumas coisas estranhas, já na página inicial: “Cadástre-se”, “Directório”, entre outros. Tudo isso é temporário e deverá estar em ordem nos próximos dias.

Para se cadastrar e experimentar o Sonico, clique aqui.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Sony poderá lançar concorrente do iPod touch (Walkman touchscreen) durante a CES 2009

Próximo Artigo

Apple muda política e permite entrada do Pull My Finger na iPhone App Store

Posts Relacionados