O melhor pedaço da Maçã.

Como e para que resetar o System Management Controller (SMC) dos portáteis da Apple

Recentemente, a Apple liberou alguns updates de firmware SMC para sua linha de portáteis e muitos se perguntaram que diabos seria aquilo. Antes de mais nada, permitam-me apresentar-lhes o significado da sigla: SMC é System Management Controller, ou Controlador de Gerenciamento do Sistema.

Publicidade

Nova família de MacBooks

Explicação oficial da Apple:

O SMC é um circuito integrado (chip de computador) localizado na placa lógica do computador. Como o nome sugere, ela é responsável pelo gerenciamento de energia do computador. A unidade de gerenciamento controla a luz de fundo, o giro do disco rígido, os modos sleep e wake, alguns aspectos de carga, controle do trackpad e algumas entradas e saídas relacionadas ao modo sleep do computador.

Com o tempo, as configurações do SMC podem ficar inutilizadas e gerar anomalias operacionais no computador. Os exemplos incluem incapacidade de ligar, de despertar do modo de repouso, de carregar a bateria ou de reconhecer o adaptador AC, entre outros.

Mas tenha calma: não é em qualquer caso que deve-se resetar/redefinir o SMC. Na maioria dos casos, reiniciar a máquina é suficiente. Se um programa congelou, dê Force Quit; se a máquina toda congelou, dê um Force Shut Down (segure o botão de força por cerca de 10 segundos).

Só depois disso tudo você deve partir para um reset de SMC. A dica também é muito boa nos casos em que a bateria do seu portátil não está funcionando como deveria, ainda que seja nova. Antes, porém, não deixe de ler este artigo.

Publicidade

Agora sim, vamos às instruções! 😉

Publicidade

MacBooks e MacBooks Pro

  1. Se o computador estiver ligado, desligue-o.
  2. Desconecte o adaptador de força e remova a bateria do computador.
  3. Mantenha pressionado o botão liga/desliga por 5 segundos e, em seguida, solte-o.
  4. Reconecte a bateria e o adaptador de força.
  5. Pressione o botão de força para reiniciar o computador.

MacBooks Air

  1. Se o MacBook Air estiver ligado, desligue-o.
  2. Conecte o adaptador de alimentação a uma fonte de alimentação em funcionamento.
  3. No teclado do MacBook Air, pressione Shift + Command + Option (use, obrigatoriamente, as teclas do lado esquerdo) junto com o botão de força uma vez.
  4. Espere 5 segundos e pressione o botão de força para ligar o MacBook Air.

Certifique-se de só realizar o procedimento com sua máquina realmente desligada.

Publicidade

Veja mais: Mac Pro, iMac e Mac mini. Caso você seja dono de um iBook ou PowerBook — os Macs com processadores PowerPC eram gerenciados pela Power Management Unit (PMU) —, confira este artigo (ou mais: Power Macs, iMac Flat Panel e Mac mini PPC).

[Via: TUAW.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Diversos jogos já estão disponíveis na categoria “Entertainment” da App Store brasileira

Próx. Post

Que Papai Noel que nada, meu pequeno Padawan

Posts Relacionados