O melhor pedaço da Maçã.

Quando o moderno encontra o barroco

15-bach_facsimilie_400A loja online de música erudita Passionato está promovendo, em parceria com a gravadora Hannsler Classic, uma oferta muito especial: toda a música de Johann Sebastian Bach dentro de um iPod classic. O Back für iPod (ou Bachpod) custa 499 euros e vem com as obras completas de Bach na versão de Helmut Rilling.

Publicidade

Bach nasceu no ano de 1685 em Eisenach, cidade pequena da região da Turíngia, e logo passou a ser reconhecido por seu talento e extremo rigor na composição de sua música.

É o autor do melhor que já foi produzido neste pequeno planetinha azul, como por exemplo a Tocata e Fuga em Ré Menor, os Concertos de BrandenburgoA Arte da Fuga e O Cravo Bem Temperado, sendo esta peça considerada por João Carlos Martins — genial intérprete deste mestre alemão — uma “bíblia universal”.

Apenas um exemplo:

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=hZ9qWpa2rIg[/youtube]

O registro das obras de Bach foi elaborado por Wolfgang Schmieder e é conhecido pelas siglas “BWV”, que significam Bach Werke Verzeichnis (“Catálogo de Obras de Bach”). O catálogo foi publicado em 1950 e os números BWV algumas vezes são chamados como números de Schmieder. Uma variante desse sistema usa S no lugar de BWV, significando Schmieder.

O catálogo de sua obra gigantesca, embora quase metade do que compôs tenha se perdido com o passar do tempo, é organizado mais tematicamente do que cronologicamente; BWV 1-222 são as cantatas, BWV 225-248 as obras corais feitas em larga-escala. BWV 250-524 corais e canções sacras, BWV 525-748 obras para órgão, BWV 772-994 outras obras para instrumentos de teclado, BWV 995-1000 música para alaúde, BWV 1001-1040 música de câmara, BWV 1041-1071 música orquestral e BWV 1072-1126 cânones e fugas.

Para a compilação do catálogo, Schmieder seguiu grande parte da “Bach Gesellschaft Ausgabe” (edição da sociedade Bach), uma ampla edição dos trabalhos do compositor produzida entre 1850 e 1905. E tudo isso está dentro da caixinha mágica produzida pela Apple. O valor, de acordo com os vendedores, representa menos da metade do preço das obras completas de Bach em CD. Além do iPod classic de 120GB, o pacote vem com DVDs de backup com mais de 170 horas de música para levitar longe deste insensato mundo!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Bare Bones Software anuncia BBEdit 9.1

Próx. Post

Ressurgem os rumores de um novo Mac mini nesta Macworld Expo 2009

Posts Relacionados