Apple adquire ações da Imagination Technologies para chips POWERVR

Diagrama gráfico de chip POWERVR

Depois de adquirir a PA Semicondutor, a Apple agora comprou um total de 8.200.000 ações da Imagination Technologies, visando mais uma alternativa de chips proprietários que equipam iPhones e iPods.

Publicidade

A possibilidade havia sido levantada ainda no começo de setembro. Cada ação lhe custou 39 centavos de libras esterlinas, o equivalente a um total de R$11,6 milhões. Com isso, a Apple detém poder sobre 3,6% das ações da empresa.

Diagrama gráfico de chip POWERVR
Diagrama gráfico de chip POWERVR

A Imagination é responsável pela fabricação de sistemas POWERVR de gráficos e vídeos, que já funcionam no iPhone, oferecendo gráficos 3D de altíssima qualidade sem consumir muita energia.

A grande revolução, porém, virá em sua próxima geração: eles serão construídos com suporte para gráficos OpenGL e um mecanismo chamado Universal Scalable Shader. Sem entrar nos detalhes técnicos, tudo isso significa que iPhones e iPods terão uma capacidade gráfica tal que deixará os concorrentes no chinelo.

Publicidade

Rumores indicam, ainda, que tamanho investimento da Apple pode não ter a ver somente com iPhones e iPods, mas também com outros portáteis, como uma suposta Mac tablet ou netbook da Maçã, que tantos esperam. Não há dúvidas de que as tecnologias da Imagination estariam dentro de tais brinquedinhos.

[Via: Distorted-Loop.com.]

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…