O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Toshiba lança SSD de 512GB

Quando eu disse “futuro próximo”, em abril deste ano, nunca imaginei que estaria fazendo este post ainda em 2008. A Toshiba acaba de registrar um recorde histórico, com o lançamento do primeiro drive de estado sólido de 2,5 polegadas com 512GB de capacidade. Ele será demonstrado na CES 2009, entre os dias 8 e 11 de janeiro, em Las Vegas (EUA).

Publicidade

SSD de 512GB da Toshiba

O SSD é fabricado pelo novo processo de 43 nanômetros desenvolvido pela empresa, com um armazenamento de células de múltiplos níveis bastante denso (Multi-Level Cell NAND), o que permitiu que ela dobrasse o recorde de 256GB registrado há alguns poucos meses.

Mas os ganhos não foram apenas em capacidade: os novos drives são também mais rápidos, com velocidades de leitura de até 240MB por segundo, e até 200MB por segundo de gravação. Os componentes também oferecem uma grande longevidade, de aproximadamente um milhão de horas (114 anos) entre falhas.

Publicidade

O novo SSD pode, ainda, ser criptografado via AES, oferecendo total proteção para os dados nele armazenados. Ele conecta-se à baia de drive convencional de notebooks, via interface SATA.

A Toshiba também aproveitou a oportunidade para anunciar drives menores — de 1,8 polegadas — com versões de 64GB, 128GB e 256GB, excelentes para notebooks ultraportáteis. A expectativa é de que todos eles cheguem à produção em massa ainda no segundo trimestre de 2009.

Não vai demorar muito tempo para darmos adeus aos discos rígidos tradicionais. A expectativa da Toshiba é de que SSDs estejam em 25% dos notebooks comercializados em 2012. Enquanto isso, a Samsung iniciou recentemente a produção de um SSD de 256GB. Vamos, que vamos!

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Mais três jogos da Konami serão lançados para iPhones e iPods touch

Próximo Artigo

Apple libera Pro Apps Updates 2008-005 com o Color 1.0.4

Posts Relacionados