O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Dica do dia: não esqueça de colocar senha no seu iPhone

iPhone com senhaIsso pode parecer um tanto óbvio para muitos, e acredito que a grande maioria de vocês saiba que tal função existe no iPhone, mas algo que me diz que, tal como este que vos escreve, muitos também passam batido pela possibilidade e não lhe dão a devida importância.

Publicidade

Proteger telefones celulares com senha não é novidade no iPhone. Eu tinha essa possibilidade no meu antigo Sony Ericsson K790i, mas nunca achei que precisasse habilitá-la, porque meu aparelhinho no máximo armazenava meus contatos, SMSs e algumas fotografias. Veja, perder isso tudo (ou ser roubado, o que é pior) e deixar tais informações acessíveis a quem quer que seja é muito ruim, mas não chega nem perto do que pode acontecer caso o seu aparelho seja um iPhone.

iPhone com senhaA facilidade de uso e recursos implementados pela Apple no seu smartphone são tantos que boa parte da vida de uma pessoa pode ser armazenada num dispositivo que pode muito bem deslizar para fora do bolso da sua calça no meio da muvuca do metrô. Veja, estamos falando de emails, compromissos (calendário), fotos, vídeos, anotações, SMSs, um catálogo de endereços completo (com muito mais dados do que simplesmente números telefônicos), documentos e, o pior de tudo, credenciais de acesso para os mais diversos sites e serviços, armazenadas via cookies no Mobile Safari. E aí você pode incluir acesso à sua conta do Gmail, Twitter, painel de controle do blog, conteúdo fechado do seu provedor, fóruns de discussão e, em alguns casos, até algumas informações de acesso a bancos — claro, o login e senha em si são cancelados após alguns minutos de inatividade.

Acho que as razões já estão expostas, talvez você é que nunca tenha pensado desta forma. Portanto, vá agora até Settings » General » Passcode Lock e defina uma senha de acesso ao seu iPhone. São apenas 4 dígitos, o que não torna o processo de digitá-la sempre que for destravar o aparelho chato como você possa estar imaginando. O mais bacana? Você pode escolher se quer que uma pré-visualização das suas SMSs apareça na tela quando novas mensagens chegarem, e o principal: se determinada pessoa errar sua senha 10 vezes consecutivas, *todos* os dados do seu iPhone são automática e imediatamente apagados.

Ter essa tranquilidade em mãos, pra mim, é fundamental. Porque perder o iPhone ou ser roubado seria muito chato e triste no aspecto financeiro da coisa, mas no fim ele é apenas um bem material. Se um desconhecido qualquer tivesse acesso ou mexesse com os meus dados, aí sim, as consequências negativas seriam muito mais profundas.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Dell critica política ambiental da Apple

Próximo Artigo

Saiba por que a recessão não deverá diminuir as vendas de Macs em função de PCs baratos

Posts Relacionados