O melhor pedaço da Maçã.

Essas são as características do chip A17 Pro, presente nos iPhones 15 Pro/15 Pro Max

Chip A17 Pro

Já era esperado que os iPhones 15 Pro/15 Pro Max fossem alimentados pelo chip A17, mas a Apple nos surpreendeu ao lançar seu primeiro chip com sufixo Pro (para smartphones) no evento especial de hoje.

Publicidade

O A17 Pro é o primeiro chip de 3 nanômetros da Maçã e possui 19 bilhões de transistores para melhorar o desempenho e a eficiência de processamento computacional e gráfico. Ele mantém a mesma quantidade de núcleos de CPU1Central processing unit, ou unidade central de processamento. e possui um núcleo a mais de GPU2Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico. do que o A16 Bionic, como é possível conferir na tabela abaixo:

A17 ProA16 Bionic
Litografia3nm4nm
Transistores19 bilhões16 bilhões
Núcleos de CPU66
Núcleos de GPU65

A nova CPU possui melhorias de microarquitetura e design em seus dois núcleos de desempenho e quatro de eficiência — enquanto os primeiros são até 10% mais rápidos, os segundos oferecem 3x o desempenho (por watt) dos processadores da concorrência — uma alegação um pouco vaga, mas que certamente será colocada à prova em breve.

A nova GPU é outro destaque do chip, pois recebeu o que a Apple chamou de “maior reformulação na história”. Ela é até 20% mais rápida e, ao mesmo tempo, mais eficiente em termos de energia para desempenho sustentado durante os jogos.

Além disso, o Neural Engine do chip é até 2x mais rápido para modelos de aprendizado de máquina, permitindo processar até 35 trilhões de operações por segundo, segundo a Apple. Ele também lida com o processamento feito no iPhone, mantendo seus dados pessoais fora da nuvem e potencializando recursos como a Voz Pessoal (Personal Voice), do iOS 17.

Publicidade

Pela primeira vez, inclusive, um chip para iPhones possui ray tracing acelerado por hardware. Jogos e outros aplicativos que suportam a tecnologia podem renderizar sombras, água, iluminação e efeitos atmosféricos de forma mais realista enquanto consomem menos energia.

A17 Pro

A Apple também destacou o suporte do A17 Pro ao MetalFX Upscaling, que aproveita a GPU e o Neural Engine do chip para aprimorar gráficos e texturas de resolução mais baixa para resoluções mais altas usando menos energia.

Publicidade

O A17 Pro também possui mecanismos dedicados especificamente para recursos do iPhone 15 Pro [Max], como o codec ProRes para vídeo, um mecanismo de exibição para ProMotion (taxa de atualização de até 120Hz) e Tela Sempre Ativa. Há, ainda, um decodificador AV1 dedicado, que permite experiências de vídeo mais eficientes e de alta qualidade para serviços de streaming.

Como o iPhone agora possui uma porta USB-C, o A17 Pro também suporta isso, é claro, de modo que ele inclui um controlador USB 3, permitindo velocidades de transferência de dados de até 10Gbps — o que é até 20x mais rápido do que a velocidade suportada pela entrada Lightning (USB 2, de 480Mbps). Isso, porém, só é obtido a partir de um cabo compatível — que, vale notar, não é o que vem na caixa.

Naturalmente, mais informações sobre o novo chip e suas capacidades serão divulgadas com o tempo. Acompanhemos!


Comprar iPhones 15 Pro e 15 Pro Max de Apple Preço à vista: a partir de R$8.369,10
Preço parcelado: a partir de R$9.299,00 em até 12x
Cores: titânio natural, titânio azul, titânio branco e titânio preto
Capacidades: 128GB, 256GB, 512GB ou 1TB

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Notas de rodapé

  • 1
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.
  • 2
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

USB-C dos iPhones 15/15 Plus tem velocidade igual à do Lightning

Próx. Post

Veja as novidades do S9, SiP que equipa os Apple Watches Series 9 e Ultra 2

Posts Relacionados