O iPhone está mandando muito bem pelo mundo. Pesquisas realizadas recentemente pela ChangeWave revelam que o único modelo de smartphone vendido pela Apple possui agora 23% de market share do mercado mundial — mais que o dobro do que ele tinha em junho, antes do lançamento do modelo 3G.
A análise foi feita neste mês, mostrando que, entre setembro e o início de dezembro, o celular da Apple abocanhou algo em torno de 6% do mercado de smartphones, enquanto a líder Research In Motion perdeu 1 ponto percentual, ficando com 41%.
Contudo, é importante não deixar de lado um dos lançamentos mais recentes da RIM, o BlackBerry Storm, que, apesar das críticas negativas, pode significar um importante concorrente para o iPhone. Pesquisas sobre intenção de compra ainda revelam uma preferência por BlackBerries bastante superior à do iPhone por parte dos consumidores: 39% dos entrevistados ainda demonstram interesse por um modelo da RIM, enquanto o celular da Apple continua atrás, com 30%.
Com a forte batalha entre as duas empresas pelo controle do mercado mundial de smartphones, as companhias menores estão sendo fortemente afetadas. Um desses exemplos é a Palm, cuja fatia de mercado caiu de 14% para 9% nos últimos seis meses, enquanto a da Apple quase dobrou. Apenas uma em cada 100 pessoas com interesse em adquirir um smartphone no futuro demonstram preferência por um Palm. Enquanto a companhia só vem perdendo espaço no mercado há dois anos e meio, um evento marcado para a CES 2009 deverá trazer novidades.
Deixando as brigas do mercado de lado, a satisfação dos clientes por seus smartphones demonstrou-se muito maior entre os clientes da Apple, segundo pesquisas recentes. Estima-se que 77% dos donos de iPhones estejam muito satisfeitos com o que ele proporciona em seu dia-dia, enquanto apenas 33% dos donos do BlackBerry Storm podem dizer o mesmo.