O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Jogos musicais dão um novo espaço para artistas

Será que finalmente os artistas estão aprendendo a conviver com a era digital?

Publicidade

Se a queda das vendas de álbuns preocupa a indústria da música, por outro lado os grupos mais antenados já perceberam que existem outras opções para explorar. Eles estão encontrando novos palcos em canais abertos por gadgets, jogos para o iPhone e consoles como Xbox 360, Wii e PlayStation 3.

Jogos musicais no iPhone

Talvez o melhor exemplo seja o sucesso da franquia Rock Band, responsável por mais de 28 milhões de faixas vendidas. Na loja da comunidade, podem ser encontradas mais de 345 faixas fornecidas por 239 artistas, com valores em torno de US$2 cada. Quer saber o segredo do sucesso? Nomes como Weezer, Yeah Yeah Yeahs e o Radiohead vendem versões de suas canções para o jogo.

Em tempos em que faixas vendidas separadamente na iTunes Store e em jogos como o Rock Band estão ganhando projeção, talvez seja o melhor momento para os grupos abraçarem o futuro e tentar alavancar as vendas dos discos.

Publicidade

O Weezer utiliza completamente as novas tecnologias e as novas formas de distribuição das suas músicas. Em outubro deste ano, o último álbum era encontrado à venda em cartões microSD. Para o Natal, versões exclusivas de canções natalinas foram gravadas para um jogo criado para o iPhone, chamado Christmas With Weezer, já disponível na App Store.

Publicidade

Outro que pegou carona na onda de jogos para o iPhone foi o Nine Inch Nails, com o Tap Tap Revenge: Nine Inch Nails Edition, no qual podem ser encontradas faixas dos álbuns The Slip e Ghosts I-IV.

No exercício das novas possibilidades, os grupos estão procurando transformar meros ouvintes em participantes do processo, no melhor estilo Web 2.0. Algo que fortalece o vínculo entre os envolvidos e dinamiza ainda mais o jeito de criar musicas para um mundo hiper-conectado. O vocalista do Weezer, Rivers Cuomo, recentemente convidou os fãs, através de um vídeo no YouTube, a criar colaborativamente uma das próximas músicas do grupo. Ele escolherá as melhores vídeo-respostas para compor a faixa que recebeu o título de Let’s Write a Sawng.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=thYRy9MBY_c[/youtube]

Indo um pouco além, o Radiohead deu vida a uma startup chamada MixMatchMusic, cujo objetivo é ajudar bandas independentes a entrar na onda dos jogos interativos. No MixMatchMusic, os artistas podem vender suas músicas como partes remixáveis e ganham 85 centavos por cada dólar nas vendas através do site.

Publicidade

No final das contas, o mundo digital está começando a garantir o sono dos artistas.

[Via: NYTimes.com.]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

XSKN publica página com cases para suposto iPhone nano

Próximo Artigo

Camino Project lança primeira versão beta da geração 2.0 do seu navegador

Posts Relacionados