Apple, Google e Microsoft são processadas por quebrar patente de tecnologia para “pré-visualização de arquivos”

A Cygnus Systems, empresa de tecnologia e desenvolvimento, está processando a Apple, o Google e a Microsoft em conjunto, por quebrarem sua patente da tecnologia que permite “pré-visualização de arquivos” em algumas de suas soluções.

Publicidade

O “pré-visualização de arquivos” está entre aspas pois, no caso de navegadores, não seria diretamente pré-visualizar um arquivo, e sim uma página de web. Contudo, a intenção de uso é a mesma.

Quick Look do Mac OS X Leopard

O pedido da patente foi registrado pela companhia em 2001, mas ela apenas lhe foi concedida em março deste ano. Ela afeta o “Painel de Visualização” no Explorer do Windows Vista, o Quick Look do Mac OS X — que, por si só, é um tecnologia — e os recursos de pré-visualização de páginas da web do Windows Internet Explorer 7+, do Safari 3+ — tanto na versão desktop quanto no iPhone — e do Google Chrome.

Enquanto o processo inicialmente está afetando essas três grandes empresas, estima-se que outras companhias devam ser adicionadas a ele por cometer a mesma infração. Segundo os advogados da Cygnus, Apple, Google e Microsoft “são um ponto lógico de partida”, mas outros aplicativos também estão sendo investigados.

Publicidade

Devido ao Quick Look do Mac OS X ser uma API disponível para desenvolvedores que queiram utilizá-lo em seus produtos, muitos softwares para Mac com recursos semelhantes deverão escapar do processo, por utilizarem a mesma tecnologia desenvolvida pela Apple, que já está envolvida. Entretanto, não se sabe como ficará a situação de desenvolvedores de aplicativos e/ou extensões que utilizam o mesmo recurso em outras soluções para Windows, por exemplo.

A Cygnus Systems pede ao tribunal do Arizona — estado onde o processo foi aberto — o pagamento de royalties pelo uso da sua tecnologia patenteada, bem como um mandado de injunção, para evitar que outras empresas infrinjam a sua patente novamente.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…