O melhor pedaço da Maçã.

ONG acusa Apple de constranger pessoas gagas com predição de emoji

Predição do "woozy face" ou "cara tonta" ao digitar "stammering" no teclado do iOS

A STAMMA, associação inglesa em prol de pessoas gagas, convocou hoje a Apple para que a empresa revise o emoji de “cara tonta” — ou, em inglês, “woozy face” (🥴). De acordo com a organização, o emoji aparece como uma sugestão quando usuários digitam a palavra “stammering” (“gaguejando”). Aparentemente, a predição só funciona na língua inglesa.

Publicidade

Segundo a instituição, centenas de membros entraram em contato para reclamar sobre a predição, vista como ofensiva, em seus iPhones e iPads quando digitavam a palavra. “Isso é degradante e prejudicial. Gagueira é [a forma] como algumas pessoas falam”, afirmou Jane Powell, presidente da STAMMA.

Tratar isso como uma piada é estigmatizante. Pode deixar as pessoas constrangidas sobre como soam, intimidadas e envergonhadas, o que pode afetar sua saúde mental, carreira e relacionamentos.

A “woozy face” foi aprovada como parte do Unicode 11.0 em 2018, com o nome de “Rosto com olhos irregulares e boca ondulada” (“Face with uneven eyes and wavy mouth”) e chegou aos dispositivos da Maçã naquele mesmo ano.

A STAMMA entrou em contato com a empresa e solicitou que a predição fosse alterada para não mostrar mais o emoji. Ela também solicitou que membros e apoiadores relatassem o problema como “emoji impróprio”.

Publicidade

A Apple ainda não se manifestou quanto à denúncia.

via Cult of Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Sun Valley: Tim Cook e mais CEOs participarão do “acampamento de magnatas”

Próx. Post

Modo Auto chega ao app da Alexa e aponta para lançamento do Echo Auto no Brasil

Posts Relacionados