O melhor pedaço da Maçã.

Rumor: conheça seu novo servidor pessoal, o Time Capsule

Este, se for confirmado, vai dar motivos para a HP suar. Segundo o 9 to 5 Mac, a Apple estaria preparando uma solução de homeserver para concorrer com o HP MediaSmart Server. E esta solução, veja só, seria nada menos que a evolução do já conhecido Time Capsule! Tais rumores estão rolando por aí desde agosto, mas a proximidade da Macworld trouxe mais informações à tona.

Publicidade
Near… Far… Whevere you are!…
Near… Far… Wheverer you are!…

De acordo com as fontes do 9 to 5 Mac, as características do novo produto/serviço não serão poucas. Vamos à lista:

  • Ele será capaz de conectar-se ao MobileMe com o sistema incluído de DNS Dinâmico. Desta forma, se sua conta MobileMe for macmagazine, seu domínio será o macmagazine.me.com. Isso permitirá que você acesse todos os seus arquivos pela internet — e pode incluir aí suas mídias.
  • Compartilhamento via AFP para backups do Time Machine e armazenamento centralizado — assim, você poderá fazer backups on the go.
  • Bibliotecas compartilhadas com o iTunes, mas não só para músicas: vídeos também entram na onda. Se você curtia ferramentas como o Remote ou rádios como a Pandora, imagine o que não deve ser poder acessar sua biblioteca, não importa o quão grande, de qualquer lugar, usando a internet!
  • Arquivos de imagens em conexão com o MobileMe.
  • Compartilhar mídias com iPhones/iPods touch e Apple TVs, tanto pela internet, quanto em casa.
  • O aparelho será baseado na plataforma ARM utilizada pelo Time Machine, não sendo um “Servidor”, o que sairia bem mais caro.
  • Funcionalidades de rede e compatibilidade com o Time Machine já ao sair da caixa: seja via cabo, seja diretamente via modem DSL.
  • O aparelho será super verde, economizando energia ao desligar os HDs que não estiverem em uso.
  • Configurações múltiplas de HD serão disponibilizadas, com redundância RAID 5.

Há quem se pergunte, com razão: “Por que não simplesmente mover todos os dados para a ‘nuvem’ e correr pro abraço?” Bem, pergunte se algum provedor de acesso à internet vai ficar feliz com o upload de 500GB de vídeos e você terá a resposta. 😉 Sem falar que a Apple precisaria de mais espaço para armazenar tudo isso nos servidores dela do que o fisicamente/financeiramente plausível — a não ser que eles façam como o YouTube, que “cria banda a partir do sangue de unicórnios”. Nada melhor, para um macmaníaco, do que ter seu próprio servidor, em casa.

A cada dia, mais rumores. Resta saber o que o tio Phil trará escondido em suas mangas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhone 3G desbloqueado já está à venda na França

Próx. Post

Adaptador Mini DisplayPort – Dual-Link DVI causa problemas periódicos de distorção

Posts Relacionados