O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

5, 4, 3, 2, 1, 1, 0!… Feliz Ano Novo!

08
366 dias e 1 segundo!

Isso mesmo, o ano de 2008 terá, oficialmente, um segundo a mais que o normal. Se essa notícia parece estranha, deixe-me explicar: tecnicamente, a duração do ano pode ser afetada por uma série de fatores astronômicos. Por exemplo, a atração gravitacional de corpos celestes como a Lua e até o aquecimento global podem fazer com que a rota da Terra seja levemente desviada do curso regular, levando mais tempo para completar a translação. 

Publicidade

A importância de tal nível de precisão está no fato que muitas operações de precisão extrema dependem de horas ajustadas nos mínimos detalhes: satélites — cuja velocidade é medida em km/s — aparelhos de GPS, a internet… Todos dependem de uma sincronização absurdamente precisa.

Justamente para compensar os fenômenos celestiais e evitar que o caos reine, o pessoal que controla os relógios oficiais no International Earth Rotation and Reference Systems Service (IERS, ou Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra), em Paris, vai adicionar um segundo às 23:59:59 do dia 31 de dezembro e enviou, em julho, uma carta para quase 200 relógios atômicos ao redor do mundo, responsáveis por manter a hora certa. Tal atitude é tomada sempre que julga-se necessário, sendo que é difícil prever com precisão quando segundos adicionais serão necessários. O próximo deve vir lá pra 2012 ou 2013. E não se engane: desde 1972, já ganhamos 23 segundos, sem contar o deste ano!

Publicidade

Para seres humanos, compreender isso pode ser moleza, mas tenta explicar prum computador… Só que não tema: quem vive sob as constelações do Mac OS X — ou tem o relógio de seu computador sincronizado aos servidores da Apple — terá esse segundo extra devidamente computado no processo de sincronização. Quem usa PCs rodando o Windows teoricamente não ficará na mão, mas… Bem, se você conseguir traduzir a linguagem críptica nesta página de suporte da Microsoft, todos poderemos dormir mais tranquilos, sabendo que não haverá computadores com um segundo adiantado à solta por aí.

[Via: Silicon Alley Insider.]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Apple está entre os 50 melhores lugares para trabalhar, segundo a Glassdoor.com

Próximo Artigo

Irresponsavelmente, Gizmodo mais uma vez publica artigo afirmando que saúde de Steve Jobs está "piorando rapidamente"

Posts Relacionados