O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Netbooks rodando Android a caminho?

A gente vive reclamando da política do Jobs em manter segredo a respeito dos seus passos, mas, se você prestar bem a atenção, nota-se um padrão bem claro. O que dizer do Google? Os caras estão em todos os lugares, comprando empresas, fechando parcerias, atirando para tantos lados… Nem sempre fica claro onde eles querem chegar e qual é o verdadeiro objetivo por trás de uma determinada iniciativa.

Publicidade

Depois de estabelecida uma parceira de sucesso com a Fundação Mozilla para promover o Firefox como a melhor alternativa para navegar na web, eis que surge o novo produto da empresa: o Chrome. Não que a relação deles com a Apple tenha sido com o mesmo objetivo. Estamos aqui no campo das especulações, mas eu não quero ser leviano.

A demanda por smartphones com ecossistemas mais sofisticados — acredita-se que, em conjunto com os netbooks, eles serão mais populares que laptops e computadores — levou fabricantes e empresas interessadas na área de telefonia a apostarem suas fichas em sistemas mais parrudos.

Publicidade

Se do Mac OS X veio o iPhone OS, é compreensível que o Google e a Open Handset Alliance tenham escolhido basear o Android no Linux. Com raízes no movimento de código aberto e toda a extensibilidade adquirida do sistema base, não será difícil vê-lo portado para outros dispositivos num futuro próximo. O VentureBeat acabou de provar isso rodando-o num Eee PC da ASUS:

Android num Eee PC da ASUS

Apesar de problemas com som e rede num primeiro momento, o conjunto funcionou sem problemas maiores. A resolução inclusive adequou-se automaticamente ao tamanho da tela do Eee e o navegador funcionou muito bem.

Publicidade

Embora ainda não exista um suporte do Android Market para a versão de código aberto utilizada na experiência, se os planos futuros do Google incluírem um futuro SO, isso será apenas um pequeno detalhe a ser resolvido. Numa web cada vez mais centrada na “nuvem”, o Chrome é a peça fundamental para que tudo se consolide.

No artigo, eles descrevem com detalhes como realizaram o feito e que funcionalidades obtiveram, ressaltando que netbooks baseados no Android poderiam ser produzidos e entregues ao mercado nos próximos três meses. Eu não acredito que isso aconteça antes de 2010, mas definitivamente me faz acreditar que um tablet da Apple possa estar vindo por aí.

É certo que uma invasão do Android no mercado de netbooks sacudiria bastante o cenário da industria não apenas de portáteis, mas de sistemas operacionais e navegadores.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Injeção de autoestima: vamos desenhar no iPhone

Próximo Artigo

Surgem as primeiras fotos dos preparativos para a Macworld Expo no Moscone Center

Posts Relacionados