O melhor pedaço da Maçã.

Em tempos de violência, nem o mundo virtual escapa

Estávamos todos acompanhando a (sonífera) apresentação de Phil Schiller na Macworld Expo 2009, quando, perto do minuto 29, soltaram na publicação live do MacRumors uma frase já desgastada do humor ácido cibernético dos últimos tempos: “Steve Jobs is dead.”

Publicidade

Inicialmente, parecia uma piadinha sem-graça dos autores do site, mas não tardou dois minutos para que um deles soltasse a bomba: “Não fomos nós que escrevemos isso!”

Passaram-se alguns minutos mais até que todos os espectadores que acompanhavam as notícias do MacRumors assistissem a algo que mais parecia uma carnificina, um estupro do trabalho jornalístico, e aí já saímos dos níveis virtuais ou reais, pois a única virtualidade aqui é o meio de comunicação: o computador.

Palavrões, sites do leste europeu, frases em polonês — única coisa que consegui identificar em meio a tanta coisa que se escrevia no momento em que estourou o hack. Num último respiro antes que tirassem pela primeira vez o blog do ar, alguém ainda tentou implorar que parassem o hacking. Claro que foi em vão. O site caiu e voltou umas 3 vezes antes que o tirassem do ar em definitivo.

MacRumors, hacked.

Tudo bem que deve ser bem divertido para uns, que não têm mais o que fazer a não ser desrespeitar o trabalho de gente que está dedicando seu tempo a uma cobertura de imprensa em vez de estar namorando, aproveitando a família ou tomando sol numa praia do Caribe.

Publicidade

Mas, em um mundo onde cada vez se torna mais banal usar de violência para se conseguir um prazer momentâneo, poder ou vantagens sobre o próximo, começo a pensar sobre quanto tardará até que tenhamos que voltar ao ritmo da Idade Média.

E a culpa de que a keynote estivesse um tédio não foi do MacRumors. Fica aqui registrado o repúdio a essa violência que muitas vezes se esboça também em outros… meios de comunicação.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MM na MWSF 2009: tudo sobre a keynote de Phil Schiller na abertura do evento

Próx. Post

Controle o seu Mac com um Wii Remote

Posts Relacionados