O melhor pedaço da Maçã.

Nokia Ovi Store promete guerra contra iPhone App Store no mercado de smartphones; conheça o Booklet 3G

Olli-Pekka Kallasvuo, CEO da Nokia — maior fabricante mundial de celulares —, declarou hoje ao Financial Times que chegou a hora de a empresa finlandesa ser mais competitiva e declarar guerra ao iPhone, em resposta à crescente crítica do mercado de que eles falharam a entregar um aparelho que estivesse à altura.

Publicidade

Em press release distribuído nesta manhã para a imprensa, a Nokia explica que a dobradinha _Nokia Booklet 3G e Ovi Store_ mostrará ao mundo que, com mais de 25 anos como pioneira e líder na indústria de mobilidade, estava na hora de mostrar o seu rico legado e conhecimento no assunto.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=fIHWM4liM2g[/youtube]

O novo netbook trará processador Intel Atom, conectividade 3G/HSPA e Wi-Fi, A-GPS integrado, porta HDMI para saída de vídeo HD, câmera para videoconferência, Bluetooth, leitor de cartões SD, um monitor de alta definição de 10 polegadas e até 12 horas de trabalho na bateria.

Nokia Booklet 3G

Entretanto, a empresa já percebeu que não basta o dispositivo ser bacana: o que garantirá o sucesso dele é promover uma experiência próxima à de um PC, com todas as funções em conjunto com a gama de opções que só uma loja com diversos aplicativos pode oferecer. É aqui que entra a Ovi Store, como o elemento fundamental da estratégia, fornecendo aos usuários a diversidade de soluções que têm feito falta nas iniciativas da concorrência.

Publicidade

Quem já teve contato com a Ovi Store — que já oferece opções para usuários de Macs — garante que a loja cumpre o prometido e que a experiência é válida. A parceria com a Microsoft é oportuna, pois trouxe não apenas o Windows 7 para o dispositivo, mas o Office como opção para quem precisa de uma suíte de aplicativos profissionais.

Publicidade

Será que alguém andou estudando as dicas do John Gruber? A App Store ainda não tem sua versão do iWork e, apesar de ter 65 mil aplicativos no acervo, precisa ainda ganhar terreno no segmento de smartphones. Os números podem estar a favor da Apple, mas é bom não esquecer que a Nokia domina o mercado.

Kai Oistamo, vice-presidente executivo de dispositivos da Nokia, esteve na apresentação de hoje e disse: “Nossos negócios estão centrados em conectar pessoas, e o Nokia Booklet 3G representa uma evolução natural para nós. A Nokia tem uma longa e rica tradição em mobilidade e, com a grande vida útil da bateria, o design exclusivo e a conectividade ininterrupta durante todo o dia, criamos algo irresistível. Vamos tornar o computador mais social, mais útil e mais pessoal.”

Kallasvuo parece estar determinado a transformar a Nokia, deixando o papel de fabricante de aparelhos de lado, para se tornar o principal fornecedor de serviços no mercado de telefonia. A iniciativa ampliará o portfólio da Nokia, que já traz serviços de músicas e mapas online, criando novos canais de operação e aumentando o contato com as novas necessidades da vida digital.

Publicidade

Informações adicionais, incluindo especificações detalhadas, disponibilidade no mercado e preços, serão anunciadas durante o Nokia World, o maior evento global da Nokia, no dia 2 de setembro.

. . .

Será que chegou a hora de a Apple ter uma concorrente de verdade? 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Piper Jaffray estima cinco milhões de cópias do Snow Leopard vendidas no seu lançamento

Próx. Post

Será que a Apple falou a verdade para a FCC no caso do Google Voice?

Posts Relacionados