O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Mini DisplayPort da Apple é adotada como padrão pela VESA; versão DisplayPort 1.2 a caminho

A Apple introduziu a Mini DisplayPort, uma conexão ultra-compacta (apenas 10% do tamanho de uma DVI normal), no lançamento dos novos MacBooks e MacBooks Pro unibody. Pouco tempo depois, a Maçã anunciou que iria licenciar gratuitamente a Mini DisplayPort para outros fabricantes. Com esta licença, outras empresas poderão integrar a porta em seus produtos, além de criarem e comercializarem adaptadores dos mais diversos.

Publicidade
Nova conexão de vídeo para notebooks Apple
Nova conexão de vídeo para notebooks Apple

Durante a CES 2009, a Video Electronics Standards Association (VESA) anunciou que já está preparando a versão 1.2 da especificação da DisplayPort, e que a conexão Mini DisplayPort, da Apple, será adotada como padrão oficial para notebooks — uma boa notícia para a firma de Cupertino, já que facilita a aceitação do padrão por outras empresas.

Além disso, a versão 1.2 da DisplayPort trará outras grandes novidades, como a duplicação da quantidade de banda disponível, o que permitirá a produção de imagens muito melhores. A nova tecnologia permitirá uma resolução de 3840×2160 pixels, 60 frames por segundo e 30 bits de cor mais avançado. A especificação atual permite apenas uma resolução de 2560×1600 pixels, com a mesma qualidade na imagem.

A nova DisplayPort 1.2 também permitirá que dois monitores sejam conectados em apenas uma porta, com uma resolução de 2560×1600 pixels cada, ou quatro monitores ligados com uma resolução de 1920×1200 pixels cada.

Publicidade

Também será possível que um único monitor rode a um frame rate de 120Hz para criar efeitos 3Ds estereoscópicos — normalmente vistos com óculos especiais, como o GeForce 3D Vision.

Só resta saber se a VESA conseguirá publicar as especificações do DisplayPort 1.2 até o meio do ano, permitindo que os fabricantes consigam criar hardwares compatíveis em tempo para os seus lançamentos.

[Via: AppleInsider.]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Adbusting que imita interface do Photoshop: vandalismo ou protesto criativo?

Próximo Artigo

Submarino anuncia Time Capsule por um preço e vende por outro

Posts Relacionados