O melhor pedaço da Maçã.

Europa quer regular Microsoft novamente, alegando monopólio no mercado de navegadores

Todos sabemos que, aos poucos, o Internet Explorer perde terreno na web. Porém, apesar de significante, o declínio é lento, consideradas as qualidades e vantagens de produtos concorrentes, como o Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera, Google Chrome, entre outros. Um dos principais motivos para isso, diz o Network World, é o fato de o navegador já estar pré-instalado no Windows.

Publicidade

Insatisfeita com a situação, a Opera entrou recentemente com uma reclamação contra a Microsoft na Comissão Européia. E não é que deu certo? Ainda na semana passada, a EC determinou que a gigante de Redmond de fato viola regras antitruste ao incorporar o seu browser junto ao sistema operacional.

Fatia de mercado do Internet Explorer

O que acontecerá a partir de agora ainda é incerto. No mínimo, a Microsoft poderá ser multada pela EC e será obrigada a oferecer uma versão do Windows sem o IE — ainda que ele continue disponível para download gratuitamente no site da empresa e que ela possa continuar comercializando uma versão com ele.

Como muitos sabem, eu detesto o IE e não sou lá muito chegado a alguns vários dos produtos da Microsoft, porém me questiono quanto à necessidade de uma ação como essa. Ora, ambos os produtos foram criados e são mantidos por ela, no máximo ela não deve impedir que o software seja removido do sistema (e nem muito menos que outro, concorrente, seja instalado), mas eu não vejo problema algum em permitir que usuários tenham acesso imediato à internet assim que terminam a instalação do SO ou ao comprarem um PC novo.

Aliás, como é mesmo que a pessoa baixaria o seu navegador de escolha, sem nenhum pré-instalado? 😛

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Leitor cria mais dois ícones para o Adium, desta vez com o tema “Lost”

Próx. Post

Microsoft libera Entourage com Exchange Web Services, em versão beta

Posts Relacionados