O melhor pedaço da Maçã.

Aplicativos para Mac podem estar gravando a sua tela sem você saber

Aplicativos para Mac com acesso a tela

Depois de alguns meses pesquisando, o criador do fastlane, Felix Krause, publicou um artigo no seu blog falando sobre como qualquer aplicativo para Mac pode gravar a tela do usuário sem que ele saiba.

Publicidade

De acordo com Krause, qualquer aplicativo para macOS, esteja ele fora ou dentro da sandbox da Apple, pode capturar a tela silenciosamente sem que o usuário saiba — além de acessar todos os pixels da tela (mesmo com o aplicativo em segundo plano) e monitores conectados.

Aplicativos para Mac com acesso a tela

O risco não está somente em lhe “observar” pura e simplesmente; Krause listou algumas das piores coisas que pode provir disso como, por exemplo, o app utilizar um simples software de OCR1Optical character recognition, ou reconhecimento óptico de caracteres. para “ler” as suas senhas (mesmo se estiverem em gerenciadores de senhas), saber quais serviços você utiliza (provedor de email, etc.), acessar códigos-fonte, chaves de API2Application programming interface, ou interface de programação de aplicações., dados pessoais como endereço e detalhes do banco, e outras informações sensíveis.

E como isso de fato funciona? Os desenvolvedores utilizam apenas o código CGWindowListCreateImage para gerar uma captura da tela completa.

Krause comentou algumas medidas que podem funcionar contra esse tipo de problema: o processo de revisão da Mac App Store poderia verificar os direitos da sandbox para acessar a tela; o usuário poderia ser avisado através de uma caixa de diálogo, para que escolha se deseja ou não permitir o acesso, além de ser notificado sempre quando a tela estiver sendo gravada.

Publicidade

Por enquanto, não há nenhuma solução para isso — mas a Apple já foi notificada sobre o problema.

via iClarified

Notas de rodapé

  • 1
    Optical character recognition, ou reconhecimento óptico de caracteres.
  • 2
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ofertas do dia na App Store: Cheerleader, Inspire, SpotFiles e mais!

Próx. Post

Apple, LG e Valve investem US$10 milhões em tecnologia OLED para microdisplays [atualizado: negado]

Posts Relacionados