O melhor pedaço da Maçã.

Economia se beneficia de compartilhamento de arquivos P2P, diz estudo holandês

Estudo P2P da TNOUm estudo realizado pelo Dutch Ministry of Economic Affairs concluiu recentemente que os efeitos econômicos do compartilhamento de arquivos (incluindo músicas, filmes e jogos) são positivos e geram cerca de 100 milhões de euros por ano.

Publicidade

A companhia de pesquisas TNO liberou a pesquisa (142 páginas, PDF, 1MB) e não engloba apenas conteúdos ilegais, mas alega que, à medida em que consumidores deixam de gastar dinheiro em compras desnecessárias e passam a investir mais em conteúdos desejados, eles economizam muito mais em gastos desperdiçados do que o mercado sai perdendo.

De acordo com o estudo, cada download não-pago não significa, diretamente, um consumidor perdido. Em números, 2,3% dos usuários de internet da Holanda pagaram por músicas, jogos ou download de filmes no último ano, enquanto 6,5% indicaram que realizaram compras na iTunes e 2,9% compraram da Amazon MP3.

Publicidade

Mais uma vez, fala-se da idéia de que downloads de músicas podem culminar em compras, já que os usuários podem descobrir novos artistas pela internet e, se gostarem, passam a apoiá-los comprando CDs e DVDs. O mesmo não ocorre com filmes, todavia, já que muitos costumam assistí-los apenas uma vez.

A TNO afirma que 35% da população holandesa já baixou músicas sem pagar por elas e estima que entre 1,5 e 2 bilhões de faixas sejam transferidas todo ano pela web. Os que o fazem também adquirem a mesma quantidade de mídias ou games do que aqueles que não baixam nada, e até mesmo compram mais games que estes — o que é mais curioso.

[Via: TorrentFreak.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Sites desejam melhoras a Steve Jobs

Próx. Post

Layers captura tela no Mac OS X em camadas e já a envia para o Adobe Photoshop

Posts Relacionados