O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Intego divulga alerta relacionado a um cavalo de Tróia encontrado em torrents do iWork ’09

File VaultSe você se interessou em baixar uma versão retail do iWork ’09 — já que ele não precisa mais de um número de série para ativação — de um site de torrent, é melhor tomar cuidado: a Intego liberou hoje um alerta de segurança para um cavalo de Tróia  — conhecido como OSX.Trojan.iServices.A — existente em cópias da suíte de produtividade da Apple disponíveis na web, como forma de disseminar os seus malefícios entre usuários mal informados.

Publicidade

Segundo o boletim, a ameaça não altera nada nos aplicativos do iWork ’09, ou seja, está sob a forma de um pacote embutido, a fim de disfarçar a sua ação. A não ser que o usuário examine os pacotes usados pela instalação até encontrá-la, ela poderá pedir a sua senha de administrador no início do processo, o que não é necessário normalmente. Ao digitá-la, o cavalo de Tróia será instalado como um item de inicialização do sistema na pasta /System/Library/StartupItems, onde estão os serviços executados quando o Mac é ligado.

Uma vez que a ameaça (agora chamada iWorkServices.pkg) está no sistema, ela poderá se conectar a servidores na internet, fazendo do seu computador um alvo direto de outros downloads maliciosos e operações remotas. Por isso, é importante evitar os downloads não-oficiais do iWork ’09, mesmo que signifiquem uma vantagem grande comparada com a necessidade de se pagar pela suíte.

Publicidade

A Intego já atualizou as definições dos seus aplicativos de segurança mais recentes, para evitar que os usuários sejam afetados pelo novo cavalo de Tróia. Note que ele requer a autorização do administrador da máquina para oferecer qualquer outra ameaça, portanto, é importante estar atento aos downloads feitos a partir de sites de torrent.

[Via: TUAW.]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Layers captura tela no Mac OS X em camadas e já a envia para o Adobe Photoshop

Próximo Artigo

Microsoft reporta resultados financeiros do seu segundo trimestre fiscal de 2009; anuncia demissões de cerca de 5.000 empregados

Posts Relacionados