Durante a conferência para divulgação dos resultados financeiros do primeiro trimestre fiscal de 2009 da Apple, o COO Tim Cook teceu comentários que podem significar o início de uma forte briga entre sua empresa e outras que copiaram o (ou, no mínimo, se inspiraram no) iPhone. Segundo ele, 17 milhões de unidades do smartphone da Maçã foram vendidas até hoje.
“Estamos de olho no horizonte. Nós adoramos concorrência — a menos que eles roubem a nossa propriedade intelectual”, disse Tim. “E iremos atrás de qualquer um que o fizer. Não vou falar sobre qualquer companhia específica, mas estamos prontos para processar e correr atrás de qualquer uma. Não toleraremos ‘chupadas’ da nossa propriedade intelectual, e usaremos todas as armas à nossa disposição [para nos certificarmos de que isso não aconteça].”
O curioso, porém, é que a resposta foi dada a uma pergunta de um jornalista que questionou a relação do iPhone com o mais recente lançamento da Palm, o Pre. Apesar de ele realmente trazer algumas coisas bastante familiares para nós, já cobrimos aqui no MacMagazine o fato de o projeto ter sido liderado por Jon Rubinstein, ex-executivo da Apple que envolveu-se diretamente no projeto do iPod.
Será que vem briga boa por aí?