O melhor pedaço da Maçã.

Como trocar o nome abreviado de usuário (e o nome da casinha Home) no Mac OS X Leopard

Minha pasta homeEm maio de 2007, escrevi um artigo aqui para o MacMagazine listando cinco coisas que nós não devemos fazer em nossos Macs. Numa delas, comentei casos de pessoas que tentaram renomear o nome da pasta de usuário Home sem sucesso. Como o processo não é tão simples, o recomendado é que você simplesmente deixe como está.

Publicidade

Todavia, para os que realmente querem ou precisam efetuar a troca, estamos aqui para ajudar. Antes de mais nada, saiba que uma maneira bem fácil e indolor de fazer isso é criar um novo usuário, mover seus arquivos e documentos para lá e depois apagar o atual. Ainda assim, há quem ache o processo um tanto chato e demorado.

O tutorial abaixo é direcionado para usuários do Mac OS X Leopard. Caso você utilize o Mac OS X Tiger ou anterior, confira instruções detalhadas (em inglês) neste artigo de suporte da Apple.

Pra começar, algumas considerações:

Publicidade
  • O nome abreviado (short name) do usuário deve ser idêntico ao nome do seu diretório Home.
  • O nome abreviado pode conter até 255 caracteres em caixa baixa, sem espaços.
  • Nas Preferências do Sistema (System Preferences), dentro das configurações do seu usuário, você verá duas opções relacionadas: “Nome” e “Nome Abreviado”. Apesar de o primeiro ser bastante flexível, não é por aqui que você conseguirá alterar o seu short name. Por isso, continue lendo este artigo.

Antes de mais nada, é sempre bom lembrar: faça um backup dos seus dados importantes, caso algo dê errado.

Agora sim, vamos lá:

  1. Habilite o usuário root (o “super usuário”) na sua máquina. Caso isto já tenha sido feito, pule para o passo 6.
  2. Ícone do Directory UtilityNo Finder, selecione o menu Ir » Utilitários (Go » Utilities) ou utilize o Spotlight para abrir o Utilitário de Diretório (Directory Utility).
  3. Clique no cadeado, localizado no canto inferior esquerdo da janela.
  4. Depois de entrar com o nome de usuário e senha do administrador, use o menu Editar » Ativar Usuário Root (Edit » Enable Root User).
  5. Defina uma senha (é recomendável que ela seja bem difícil de decorar e que preferencialmente misture letras, números e caracteres especiais diversos) e clique em OK.

Senha de root no Directory Utility

  1. Relogue-se na sua máquina como root.
  2. Vá até a pasta /Usuários/ (/Users/), selecione a pasta Home que desejar modificar e renomeie-a normalmente, como qualquer outra pasta. Lembre-se das considerações acima quanto ao seu nome.
  3. Nas Preferências do Sistema (System Preferences), vá até o painel Contas (Accounts) e crie um novo usuário com o mesmo nome abreviado utilizado no passo anterior.
  4. O sistema deverá lhe avisar que já existe uma pasta Users com o mesmo nome. Prossiga, clicando em OK. Isso corrigirá quaisquer problemas de permissões de acesso na respectiva pasta.
  5. Logue-se no novo usuário.
  6. Certifique-se de que possui acesso a todas as suas pastas pessoais e documentos. Em caso positivo, apague o antigo nome de usuário nas Preferências do Sistema (System Preferences).
  7. Para sua segurança, desabilite o usuário root, da mesma maneira que o habilitou.

Pronto! 😉 Não foi nenhum bicho de sete cabeças, foi?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Compilação de links especiais sobre a comemoração dos 25 anos do Macintosh

Próx. Post

Mac é Pop: extras de “Indiana Jones”, garotinho e Obama, “MythBusters”, “Malhação” e mais

Posts Relacionados